Acordo prevê a troca de experiências e a geração de oportunidades para os moradores dos 497 municípios do Rio Grande do Sul

Porto é uma cidade de negócios, empreendedorismo, inovação e cultura, aberta a empresas e talento de todo o mundo. Mas, afinal, como utilizar o case de Porto, cidade de Portugal, nos municípios do Rio Grande do Sul? Com este objetivo, prefeitos e técnicos da Famurs estiveram na sede do governo municipal de Porto buscando parcerias estratégicas para as cidades gaúchas e assinou na tarde desta quarta-feira (31/05) um termo de cooperação técnica com uma agência de desenvolvimento. 

O acordo assinado prevê a troca de experiências e a geração de oportunidades para os moradores dos 497 municípios do RS. Os prefeitos foram recebidos pela responsável pelo InvesPorto, Claudia Soares, pelo Vereador do Pelouro da Economia, Emprego e Empreendorismo Ricardo Valente e pela adjunta do vereador, Maria João Sá.

"Sabemos que o Brasil é o país do futuro. E precisamos com estas experiências tornar o nosso país e nossos municípios mais competitivos. Queremos desenvolver uma parceria de relacionamento com Porto para que nós possamos estabelecer um cronograma de metas, planejamento e ações", ressaltou o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.

Porto possui o maior número de startups de Portugal tornando a cidade um ecossistema inovador e competitivo. Conforme foi explicado na reunião, Porto está na vanguarda das indústrias criativas em Portugal, sobretudo nos setores ligados à produção de bens de consumo com uma forte componente de design (design based consumer goods), e outras áreas como moda, têxtil e vestuário, calçado, acessórios, mobiliário ou a joalharia.

"Estou assumindo o compromisso de dar continuidade com esta parceria. Temos que trabalhar na qualificação da mão de obra dos jovens dos municípios gaúchos. Percebemos que quando o tema é inovação, não faltam oportunidades. Mas, precisamos estar atentos pois somente com qualificação os nossos moradores gaúchos poderão aproveitar as oportunidades geradas com a indústria criativa”, avaliou o presidente eleito da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.

Durante a reunião, o governo português registrou virtudes que atraem emmpresarios e novos empregos como acesso a recursos humanos altamente qualificados, custos competitivos, investigação e inovação de primeira classe mundial, ambiente de negócios amigo do investidor e excelente qualidade de vida, infraestruturas e acessibilidade. Estes fatores, juntamente com o património e cultura local, fazem do Porto um local ideal para investir, trabalhar e viver. Mas, nem sempre foi assim.

"No Brasil, as agências de desenvolvimento são comandadas pela iniciativa privada. Já aqui em Porto, o governo municipal está dentro das agências de desenvolvimento e o que percebemos é que está funcionando muito bem. No Brasil também chegamos a comprar terrenos para atrair investimentos, já aqui em Porto é diferente. É oferecido o ambiente de negócios para o investidor", ressaltou o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei.

Porto hoje utiliza uma tecnologia 100% digital, inclusive em seus licenciamentos, o que gera segurança para o empresário. Como transformar o ambiente de negócios e de investimento favorável também foi tema da reunião. Os gestores portugueses exemplificaram que o Financial Times considerou o Porto a 3ª Melhor Cidade para Investir no Sul da Europa (2014-2015) e a 5.º melhor cidade europeia de dimensão média em Estratégia de IDE (2020-2021). Segundo o Fórum Económico Mundial, Portugal é o 34.º melhor país entre 141 economias em termos de Competitividade Global (2019). Portugal posiciona-se em 39.º lugar entre 190 economias mundiais no ranking Doing Business 2020 do Banco Mundial. Em 2019, a agência de rating Fitch subiu o rating da cidade do Porto para BBB com "outlook" positivo para a dívida de longo prazo do Município.

O investimento em Inovação também foi pauta da reunião. O I&D na Área Metropolitana do Porto com percentagem do PIB Regional, subiu de 0,84%, em 2003, para 2,08%, em 2017. Com isso, houve o desenvolvimento de uma nova geração de cientistas e engenheiros, incluindo um vasto leque de novos doutorados e investigadores. Outro fator destacado é o Programa ‘Parcerias para o Futuro’ quereúne entidades portuguesas e instituições internacionais de excelência: Universidade de Carnegie Mellon, Harvard Medical School, Universidade do Texas em Austin e MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Também na reunião foi mostrado um vídeo que revelava a qualidade de vida como um fator muito importante para o desenvolvimento. O vídeo mostrou o relato de diversos moradores de diferentes partes do mundo. Focado no senso de comunidade, oportunidades e sustentabilidade.

No final, os gestores gaúchos mostraram um vídeo que mostra as potencialidades do Rio Grande do Sul e convidaram os integrantes do governo português para a realização de uma visita institucional e técnica aos municípios gaúchos. “Foi muito importante desenvolver essa relação. Agora com o acordo firmado, vamos poder desenvolver uma série de ações em parceria para atrair novas empresas para a nossa região”, disse o prefeito de São Ângelo, Jacques Barbosa.

Informações da notícia

Data de publicação: 31/05/2022

Créditos: Voltaire Santos

Compartilhe!