Evento contou com a presença de prefeitos, deputados, entidades representativas e lideranças importantes para o desenvolvimento municipal, econômico e do agronegócio.

A Famurs promoveu na tarde desta quinta-feira (16/12), juntamente com a Revista Lideranças, o lançamento do 1º Congresso das Lideranças. O evento foi realizado no Plenarinho, na Assembleia Legislativa do RS, e contou com a presença de prefeitos, deputados, entidades representativas e lideranças importantes para o desenvolvimento municipal, econômico e do agronegócio.

Idealizador do evento, o diretor executivo da revista, Felipe Carlesso Gerling, explanou durante a abertura do encontro que a ideia do congresso e do trabalho realizado pelo Grupo Lideranças é de valorizar os municípios e suas lideranças. O objetivo é levar o evento para todos os municípios como uma forma de fortalecer as comunidades e os empreendimentos locais.

O deputado estadual Vilmar Lourenço enfatizou que este é o momento de repensar urgentemente o modelo político e tributário que vivemos, pois é preciso valorizar a produção e as vocações locais. Em sua fala, afirmou que é preciso ter coragem para fazer as reformas necessários e que a solução econômica para o estado possa estar nas parcerias público-privadas, que podem injetar dinheiro em ações e medidas que impactam positivamente a vida das pessoas.

Também presente na mesa, representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), o conselheiro Marco Peixoto prestou uma homenagem aos prefeitos presentes e mencionou que a sua prioridade, desde 2009 no TCE, é o atendimento aos gestores municipais. No final de sua explanação, fez uma referência à fala de Peixoto, afirmando que a sociedade clama por melhorias, tanto na esfera federal e estadual quanto na municipal, e se colocou à disposição para auxiliar os prefeitos gaúchos.

Representado a Famurs, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, saudou os presentes em nome do presidente Eduardo Bonotto e aproveitou o espaço para falar sobre a importante parceria com o conselheiro Peixoto e na importância do alinhamento entre município e TCE.

O deputado estadual Clair Kuhn, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, enfatizou como é importante ter os gestores reunidos e cobrar ações das lideranças federais e estudais para importantes avanços. Presidente da Frente Parlamentar para a Retomada da Economia no RS, o deputado relatou que é preciso fazer o tema de casa e defendeu a bandeira “Mais Brasil, menos Brasília”. Por fim, Clair parabenizou a iniciativa do Grupo Lideranças e afirmou que a revista traz coisas boas das nossas lideranças.

Mulheres na Liderança

O primeiro painel da tarde abordou o papel e importância das mulheres em cargos e papeis de lideranças, tanto no setor público como privado.

Uma das convidadas foi a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, que contou sobre a sua carreira empresarial e política. Fátima atuou como empresária local, foi integrante de conselhos de entidades como Fecomércio e Federasul e a primeira mulher eleita para a presidência da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). Fátima contou que, desde que assumiu como gestora municipal, passou a ter um olhar diferente para o tema mulheres na liderança. Pediu aos presentes uma reflexão, para que dentro dos partidos se tenha também um olhar de atenção, para que mulheres ocupem espaços de lideranças.

Compôs também o painel a prefeita de Fortaleza dos Valos, Márcia Rossatto Fredi. Ela destacou que o que fazemos é resultado das nossas histórias e de como as construímos. Contou sua história, oriunda do agronegócio, e falou sobre a polarização quando assumiu o município, que hoje é pacífico e em franco desenvolvimento. Márcia, que também ocupa a presidência do Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja), afirmou que quer deixar uma imagem e marcas positivas em Fortaleza dos Valos, destacando que é preciso liderar com carinho, atenção, cuidado e trabalhando as características positivas de cada um.

A última fala do painel foi da Fundadora da Colombo Estruturas para Eventos, Aline Colombo, que afirmou ser fã do corporativismo e do associativismo. Ela, que já foi presidente da Associação do Comércio e Indústria da Restinga (ACIR Restinga), afirmou que, apesar de não ser política, já contribuiu através de políticas comerciais e sociais. A empreendedora falou sobre as dificuldades e falta de respeito com o setor de eventos, destacando o despreparo das pessoas e órgãos quando foi necessário suspender as atividades do setor. Aline também explicou sobre a movimentação para minimizar e respeitar os pequenos empreendedores e sobre o desafio da retomada econômica do setor.

Perspectivas no cenário político e econômico para 2022

No segundo painel do encontro, sobre as perspectivas no cenário político e econômico para 2022, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff, explanou sobre as ações necessárias em seu município que irão gerar economia para administração pública e munícipes. Afirmou que o desafio será grande no próximo ano, visto que o crescimento econômico não será tão significativo e os custos serão maiores.

O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, afirmou que é preciso coragem para ser prefeito neste país e ressaltou a falta de uma reforma administrativa no Brasil. Enfatizou que setor do agronegócio saiu extremamente bem durante e que a pandemia ocasionou uma “injeção na veia” dos supermercados e, consequente, no agro, que teve um aumento na demanda de 20%. Para ele, a maior preocupação será com a safra 22/23, pois se a conta deixada pela pandemia não for resolvida em tempo hábil, haverá impacto nos custos setor.

Para o presidente eleito da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esta crise sem precedentes atingiu também a advocacia gaúcha, resultando em quase 2 milhões de processos físicos parados, foros trabalhando em horário reduzido e uma prestação judicial deficiente. Afirmou que o cenário que se avizinha gera preocupação e que o ano de 2022 será desafiador. Lamachia afirmou que já há polarização suficiente no Brasil e que o seu papel frente à OAB/RS será de harmonizar.

Em sua fala, o presidente da Federasul, Anderson Cardoso, destacou que não há como se falar do futuro sem falar do passado recente, mas afirmou que a perspectiva é de crescimento econômico. Destacou que o agro representa 40% da economia gaúcha e que a pandemia atingiu toda a cadeia, desde o pequeno produtor até o responsável pelas feiras e eventos, mas que o setor conseguiu se reinventar. Cardoso afirmou que o agro vai movimentar o futuro, mas é preciso educação e união, apesar das divergências políticas e ideológicas.

O painel encerrou com a fala do prefeito de Carazinho, Milton Schmitz. Em sua breve explanação, Schmitz afirmou que é preciso agregar valor no campo e ter estabilidade, para se proteger de maus gestores. Falou das ações realizadas em seu município e as dificuldades para sanar os problemas de diversos setores.

O evento contou com o apoio da AL/RS e da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC) e encerrou com o ato simbólico de reconhecimento das lideranças presentes. O 1º Congresso das Lideranças será realizado em 2022, em data e local ainda a definir.

 

Informações da notícia

Data de publicação: 16/12/2021

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti

Compartilhe!