A diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, em nome de todos os prefeitos e prefeitas do Estado, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, 76 anos.

A diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, em nome de todos os prefeitos e prefeitas do Estado, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, 76 anos. Prefeito em seu segundo mandato, Telmo lutava contra um câncer.

Caçula de três filhos de um casal de comerciantes, Pedro Kirst e Olinda Kirst, Telmo nasceu em Santa Cruz no dia 7 de abril de 1944. Cresceu em uma casa na Rua Gaspar Silveira Martins, a mesma que lhe serviu de escritório político e refúgio.

Para o Presidente da Famurs, Maneco Hassen, o Rio Grande do Sul perde uma grande liderança. “Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do colega prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. Fica aqui a nossa solidariedade, o nosso abraço, o nosso carinho e os nossos sentimentos para toda a família e para toda a comunidade de Santa Cruz do Sul. Os moradores de Santa Cruz e o moradores de todo o Rio Grande do Sul perdem uma grande liderança. Era um líder que conseguiu colocar sua experiência, seu trabalho e sua dedicação para o desenvolvimento dos gaúchos. Fica o abraço da Famurs, em nome de todos os prefeitos e prefeitas do RS”, ressalta Maneco.

Em nota oficial publicada pelas redes sociais da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, o prefeito é exaltado pelo seu excelente trabalho.“Descansaram para esse mundo, após dois anos lutando contra um câncer, os olhos azuis de Telmo Kirst. Nunca estamos preparados para perder alguém que amamos, mas que tenhamos força para suportar essa dura contrariedade da vida. A história dele ficará nos corações de todos nós. Suas últimas palavras foram ‘Vamos adiante!’”, diz o comunicado, que é assinado pelo secretário de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, que acompanhou de perto os últimos dias de Telmo.

O despertar para a política aconteceu cedo: o pai integrava o diretório do PSD e era amigo de figuras políticas importantes da vida pública santa-cruzense em meados do século passado. Na formação acadêmica, cursou direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria, tendo exercido a presidência do diretório acadêmico do curso.

Com menos de 30 anos, elegeu-se vereador. Sete anos depois, interrompeu o segundo mandato na Câmara para migrar ao Congresso Nacional, onde permaneceu por mais de duas décadas.

Durante um período, dividiu-se entre deputado federal e vice-prefeito de Arno Frantz, um de seus aliados mais próximos. Além disso, por duas ocasiões trocou o Legislativo pelo Executivo: foi secretário estadual de Transportes no governo Jair Soares (na década de 80) e secretário de Obras no governo Antônio Brito (na década de 90). No início dos anos 2000, ainda teve uma passagem pela Assembleia Legislativa.

A Famurs, através do seu Presidente Maneco Hassen, se coloca ao lado da família e de toda a comunidade de Santa Cruz do Sul.

Com informações do Portal Gaz

Informações da notícia

Data de publicação: 21/12/2020