Na manhã desta terça-feira (8/12), a Famurs participou de uma reunião convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para tratar de uma posição do Movimento Municipalista em relação às vacinas da covid-19.

Na manhã desta terça-feira (8/12), a Famurs participou de uma reunião convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para tratar de uma posição do Movimento Municipalista em relação às vacinas da covid-19.A proposta da CNM é encaminhar um ofício ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde, exigindo que os órgãos federais comprem todas as vacinas reconhecidas e seguras, assumindo também a responsabilidade da distribuição das mesmas, para que não haja uma disputa entre Estados. Além disso, o movimento municipalista busca emitir uma nota à população brasileira, destacando o trabalho com prefeitos e entidades estaduais. 

O presidente Glademir Aroldi acredita que a vacinação deve ser realizada via Plano Nacional de Imunização (PNI), distribuída de forma equânime aos Estados e Municípios. “Entendemos que essa disputa não pode acontecer. Temos de colocar essa responsabilidade em quem tem o dever estabelecido pela Legislação, em adquirir, programar e distribuir esta vacina para o combate à covid-19”.

Para o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, a vacina é o fio condutor de todo o nosso futuro daqui pra frente. “Cada um de nós está preocupado com as questões de saúde, com a economia no seu estado, as gestões nos municípios a partir de janeiro. São muitos os desafios. Acredito que devemos pressionar não só o Governo Federal, mas também a responsabilidade do Congresso Nacional, exigindo que a vacina se torne a primeira e única pauta do país até que consigamos um resultado concreto”, pontuou Maneco, que também sugeriu encaminhamentos do ofício aos líderes de partido. 

A Vice-presidente da Famurs e prefeita de Cristal, Fábia Richter, também acompanhou o encontro com  CNM ao lado do Presidente Maneco Hassen.

Confira a nota da CNM na íntegra .

Informações da notícia

Data de publicação: 08/12/2020

Compartilhe!