Representantes da Famurs participaram na manhã desta quarta-feira (15/9), de uma palestra sobre a realidade do sistema prisional e a importância da assistência religiosa como meio de inclusão social.

Representantes da Famurs participaram na manhã desta quarta-feira (15/9), de uma palestra sobre a realidade do sistema prisional e a importância da assistência religiosa como meio de inclusão social. O evento foi realizado na sede da Federação, que atendeu a todos os protocolos de segurança frente à Covid-19. A palestra contou com a presença do Coordenador Geral da Famurs, Márcio Espindola, o assessor técnico Eliseu Fogaça Meneghetti, o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal da Superintendência dos Serviços Penitenciários (DSEP/Susepe), Cristiano Fortes, e o presidente da Convenção das Igrejas Independentes do Rio Grande do Sul (Coniiris), Osvaldo de Oliveira.

O Coordenador Geral Márcio Espindola, representando o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, destacou a importante aproximação das igrejas junto ao sistema penitenciário, reconhecendo o trabalho incansável das entidades e parabenizando o trabalho da Susepe em abrir as portas para a iniciativa.

Enfatizando o cenário de pandemia e projetando dias melhores a partir de um trabalho conjunto, o assessor técnico Eliseu Fogaça Meneghetti ressaltou a acolhida das igrejas com os demais membros da sociedade a partir de projetos sociais. “Acredito que a parceria com a Susepe vem justamente promovendo uma ampliação dessa visão do trabalho social, alcançando a todos não só com a palavra, mas com uma palavra de consolo e orientações que prevêem dias melhores pós pandemia”, frisou.

O diretor do DSEP, Cristiano Fortes, evidenciou o trabalho da Superintendência e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen), que estão em fase de reestruturação, com o propósito de qualificar e melhorar os serviços do sistema prisional gaúcho, entregando mudanças significativas à sociedade, destacando ainda a importância da regulamentação da presença da assistência religiosa nos presídios. “Precisamos trabalhar para mostrar resultados à sociedade, e por isso é muito importante promover a regulamentação da Coniiris para construir um trabalho fundamental de recuperação do apenado que busca se recuperar”, pontuou.

Informações da notícia

Data de publicação: 16/09/2020