Entre os dias 28 e 31 de julho, a Escola de Gestão Pública da Famurs irá promover a Semana da Educação para debater os principais assuntos de interesse da área, tais como temas pedagógicos e ano letivo; legislação e prestação de contas; orçamento; Fund...

Entre os dias 28 e 31 de julho, a Escola de Gestão Pública da Famurs irá promover a Semana da Educação para debater os principais assuntos de interesse da área, tais como temas pedagógicos e ano letivo; legislação e prestação de contas; orçamento; Fundeb; e fechamento do Exercício Financeiro de 2020. O curso será realizado totalmente on-line através de plataforma EAD.

A abertura do curso será na terça-feira (28/7), às 9h, e contará com a presença do presidente da Famurs, Maneco Hassen, e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, que irá debater os desafio de concretizar o Direito Fundamental à Educação.

De acordo com Miola, os reflexos da Covid-19 estão sendo sentidos em todas as searas. No plano governamental, demandas crescentes precisam ser atendidas num quadro de queda de arrecadação, limitações operacionais, inquietudes e indefinições. “Assim, é preciso fortalecer a relação dialógica, com a atuação articulada e coordenada entre os atores institucionais e, destes, junto à sociedade. Como objetivo maior, alcançar-se um ambiente de segurança jurídica e a máxima efetividade das políticas públicas, mesmo no contexto adverso”, justificou.

“A educação pública, sobretudo, vem sofrendo um continuado impacto, que deve se projetar por um longo período. Além da gestão relacionada às várias interfaces de natureza administrativa, com realce para as dificuldades relacionadas à alimentação escolar, as atividades pedagógicas estão a exigir um reposicionamento abrupto em práticas consolidadas, até aqui marcadas pela escassa oferta de serviços e equipamentos de tecnologia, insuficiente capacitação de pessoal e outras dificuldades. Mas também é preciso enaltecer a abnegação de dirigentes que atuam na área e de profissionais da educação, os quais colocam seu compromisso e sua dedicação acima de quaisquer obstáculos”, explicou Miola.

De acordo com o conselheiro, nesse objetivo, os Tribunais de Contas brasileiros, e em particular o gaúcho, têm atuado para além da dimensão controladora, incrementando cada vez mais sua ação orientadora, pedagógica e, portanto preventiva. “Diálogos como esse nos aproximam, permitindo o compartilhamento de experiências, saberes e preocupações, as quais podem ser mais facilmente superadas quando se procede com boa fé, transparência, integridade e eficiência; enfim sob a inspiração do princípio republicano”, afirmou.

Saiba mais:

A Semana da Educação terá entre os ministrantes o diretor jurídico da Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Lieverson Perin; o auditor contador Darli Carlos Spanholo; o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais ( FGV DGPE), José Henrique Paim; além da coordenador de Educação da Famurs, Juçara Dutra.

Os interessados devem realizar sua inscrição no siteportal.famurs.com.br/cursos. O investimento é de R$ 399 para servidores de municípios associados e R$ 599 para demais participantes. Ao todo serão 15h/aula e será disponibilizado certificado de participação.

Informações da notícia

Data de publicação: 27/07/2020