O Comitê Gaúcho Eles Por Elas (He for She), da ONU Mulheres, lançou a campanha Máscara Roxa, que tem como objetivo fazer com que mulheres vítimas de violência possam denunciar em farmácias, de forma discreta, casos de agressões.

O Comitê Gaúcho Eles Por Elas (He for She), da ONU Mulheres, lançou a campanha Máscara Roxa, que tem como objetivo fazer com que mulheres vítimas de violência possam denunciar em farmácias, de forma discreta, casos de agressões. E para reforçar sua importância e aumentar o número de municípios e farmácias parceiras, a Famurs vai aderir à campanha.

O anúncio será realizado pelo presidente da Famurs, Maneco Hassen, em live com o coordenador do Comitê Gaúcho, deputado Edegar Pretto, na próxima segunda-feira (20/7), às 14h30. A transmissão será realizada pelas redes sociais oficias da entidade: facebook.com/Famurs e youtube.com/tvfamurs .

Também irão participar da live a coordenadora de Educação e Gênero da Famurs, Juçara Dutra; a vice-presidente da Famurs e prefeita de Cristal, Fábia Richter; a presidente da Amfro e prefeita de Rosário do Sul, Zilase Rossignollo Cunha; a presidente da Amvars e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva; e a presidente da Granpal e prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti.

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento de social, devido a pandemia de Covid-19. Conforme dados da Secretária de Segurança Pública do RS, ao todo, 16 mulheres foram assassinadas por questões de gênero nos meses de abril e maio. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. No Brasil, o número de feminicídios cresceu 22,2% nos meses de março e abril, em 12 estados, em comparação ao mesmo período de 2019, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Campanha Máscara Roxa

Com o apoio de órgãos da segurança e do Judiciário, mulheres vítimas de violência poderão denunciar em farmácias parceiras casos de agressões da seguinte forma: a mulher vítima de agressão procurará uma farmácia que tenha o selo “Farmácia amiga das mulheres” e pedirá uma máscara roxa, como se tivesse a intenção de se proteger do coronavírus. O atendente, já treinado, dirá que o produto está em falta, mas pedirá quatro informações para avisar sobre a chegada do equipamento de proteção: nome, endereço e dois telefones.

Adesão à campanha

Além das farmácias que já estão na campanha, outros estabelecimentos do nicho poderão aderir. O objetivo é envolver também farmácias que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores.

Interessados devem contatar o Comitê Gaúcho Eles Por Elas: (51) 9199.3641 e pelo email[email protected].

Informações da notícia

Data de publicação: 17/07/2020

Compartilhe!