A  Famurs, em parceria com a Undime-RS e a Uncme-RS, realizou mais uma edição de webnário sobre a educação.

A  Famurs, em parceria com a Undime-RS e a Uncme-RS, realizou mais uma edição de webnário sobre a educação. A pauta do encontro foi o retorno das atividades presenciais da Educação Infantil a partir de dois olhares: do especialista Paulo Fochi e da enfermeira especialista em UTI Pediátrica Sabrina Pinheiro. A mediação foi da professora Fátima Ehlert, coordenadora da área técnica de educação da Famurs.

Durante duas horas, em transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube da Famurs, mais de duas mil pessoas ligadas a questão acompanharam a live que nos colocou diante de muitas questões a serem repensadas para o momento do retorno ás aulas nesta etapa da Educação Básica. Secretários Municipais de Educação, Conselheiros Municipais de Educação, Conselheiros Estaduais de Educação, Diretores da Rede Pública e Privada, professores, pais e pesquisadores do RS e de outros estados acompanharam as abordagens e viram o quão complexo será o retorno em meio a pandemia da Covid-19.

Entre os temas abordados, está a insegurança dos pais em relação a retomada do ano letivo, o aporte de recursos para garantir os materiais necessários para higienização e para atendimento dos professores e estudantes, a dificuldade de manutenção das escolas particulares sem o retorno imediato às aulas e a necessidade de diálogo permanente entre saúde e educação. Também foram citados o compromisso com o bem estar dos alunos no ambiente escolar, o acolhimento aos estudantes e às famílias no pós-pandemia e alternativas em debate como o rodízio das crianças.

De acordo com Fátima Ehlert, a “Famurs seguirá participando dos debates e pautando a necessidade de um diálogo constante com o Governo do Estado no sentido de garantir um retorno seguro, que proteja à vida, garanta segurança às crianças, estudantes e profissionais da educação, na certeza de que as alternativas de vínculo entre escola x família e professor x alunos estão sendo definidas por cada mantenedora, seja da Rede Estadual, Rede Municipal ou Rede Privada de modo a enfrentar este ano de excepcionalidade vivida pela educação a nível nacional e em cada território.”

Assista ao Webnário “O Retorno da Educação Infantil”

Informações da notícia

Data de publicação: 06/06/2020