Em entrevista concedida para o programa Estúdio Gaúcha, realizado na noite da última terça-feira (21/4), o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, debateu as ações de enfrentamento ao novo coronavírus e falou sobre omodelo...

Em entrevista concedida para o programa Estúdio Gaúcha, realizado na noite da última terça-feira (21/4), o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, debateu as ações de enfrentamento ao novo coronavírus e falou sobre omodelo de distanciamento controlado proposto pelo governo do estado– em vigor a partir do dia 1º de maio.

Sobre as novas medidas, Dudu Freire ressaltou que o posicionamento da Famurs permanece o mesmo. “Nós vamos apoiar as decisões do governo do estado quando essas decisões têm como base estudos científicos que presam pela vida e saúde do povo gaúcho”, afirmou o presidente. “Nós defendemos desde o início que o estado precisava nós dar um norte, e é isso que nós continuamos defendendo”, ressaltou.

Dudu Freire destacou que o papel da Famurs é o de orientar prefeitos e municípios para que sigam as orientações do governo do estado. “Sigam a legalidade. Não tragam para o seu colo responsabilidades que não tem como justificar no futuro. Estamos orientando para que os prefeitos tenham esse discernimento de tomar decisões sempre amparadas pela questão técnica”, explicou.

Ele ainda salientou que, apesar da grande preocupação com a economia, que impacta na vida de cada cidadão, neste momento é preciso se basear em critérios técnicos da área da saúde. “Nós precisamos fortalecer as políticas preventivas, com intuito de não termos uma grande tragédia no estado, a exemplo do que já ocorreu em outros países e que começa a ocorrer em outros estados da nação”, justificou. “Precisamos ter a consciência que não estamos voltando para normalidade”, alertou o presidente da entidade. “Nós estamos em uma situação muito difícil de calamidade pública, enfrentando uma pandemia que deixa um rastro de mortes gigantesco e nós temos que ter a nossa responsabilidade neste momento” complementou.

Durante a entrevista, Dudu Freire também alertou que os municípios precisam estar atentos com todas as indicações sanitárias feitas pelo governo do estado, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nós temos que fiscalizar, de verdade, o cumprimento desses protocolos sanitários nos nossos municípios, pois, se não fizermos isso, potencializaremos uma grande crise e, aí sim, tendo que parar tudo daqui a 20 ou 30 dias”, afirmou. “Fazemos um apelo para que todos tenham responsabilidade com as ações, incluindo os gestores, a comunidade e o setor empresarial, para que deixem o governo e os gestores trabalharem sem pressão”, salientou.

O presidente Dudu Freire ainda falou sobre o uso de máscaras, como está o enfrentamento no seu município e na região da região da Zona de Produção (Amzop).

Acompanhe a entrevista com a apresentação de Gustavo Manhago na íntegra pelo Spotify em https://spoti.fi/2Vu8zav.

Informações da notícia

Data de publicação: 22/04/2020