Depois de debater problemas que envolvem o transporte escolar em audiência pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, em maio, o governo do Estado atendeu pedido da Famurs e disponibilizou sistema de gestão do transporte escolar para to...

Depois de debater problemas que envolvem o transporte escolar em audiência pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, em maio, o governo do Estado atendeu pedido da Famurs e disponibilizou sistema de gestão do transporte escolar para todos os municípios. Um dos problemas apresentados pelos municípios na reunião foi de que aqueles que não aderiam ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE) não tinham acesso a ferramenta de gestão. Dos 497 municípios gaúchos, 23 não aderiram ao PEATE.

A Famurs enviou ofício circular informando a decisão da Secretaria da Educação do Estado e promoveu cursos de qualificação para a operação do software. De acordo com a Área Técnica de Educação da entidade, dar acesso ao sistema de gestão para quem não aderir ao programa pode motivar gestores. Ao disponibilizar a ferramenta gratuitamente aos municípios, “os gestores, após o uso e melhor afinidade com o sistema, possam avaliar a decisão de aderir ou não ao programa”, informa o ofício.

Entre os municípios que não aderiram ao programa que repassa os recursos financeiros aos municípios habilitados, dois já manifestaram interesse em utilizar o software. O sistema é utilizado para lançar despesas mensais vinculadas às rotas, objetivando a prestação de contas anual dos recursos recebidos, conforme os prazos estabelecidos.

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Data de publicação: 15/07/2019