O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, juntamente com prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), se reuniu com o secretário de Saúde do RS, Francisco Paz, nesta quarta-feira (9/5).

O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, juntamente com prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), se reuniu com o secretário de Saúde do RS, Francisco Paz, nesta quarta-feira (9/5). Durante o encontro, os prefeitos se posicionaram contrários a Portaria 064/2018 que transforma os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) em Pronto Atendimento de Urgência (Padu). A região do Alto Uruguai tem 8 HPPs e os prefeitos reivindicam a possibilidade de manter a internação hospitalar. Segundo o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, o diálogo é importante para que se chegue a uma solução. “Precisamos esclarecer as dúvidas caso a caso para atender os anseios dos prefeitos e da população”, disse. O secretário afirmou que cada caso será avaliado individualmente e se colocou à disposição dos municípios para reavaliar o caso do quem se sentir prejudicado. “O Estado e os municípios têm um objetivo em comum que é garantir a saúde e o bem-estar do cidadão e vamos trabalhar para isso” afirmou Paz.

O presidente Salmo também cobrou a regularização dos repasses do Estado aos municípios. O secretário afirmou que há o desejo de cumprir com os pagamentos, porém, não há recursos disponíveis. “Uma coisa é ter a responsabilidade, outra é ter dinheiro para pagar”, afirmou. A Famurs continua mobilizando os prefeitos e o governo do Estado para regularizar a situação dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) e dos repasses em atraso. A dívida do Estado com os municípios já ultrapassa os R$ 400 milhões.

Informações da notícia

Data de publicação: 09/05/2018