O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, recebeu nesta terça-feira (24/4) o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Alexandre Velho, e o assessor jurídico da Federarroz,...

O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, recebeu nesta terça-feira (24/4) o prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Alexandre Velho, e o assessor jurídico da Federarroz, Anderson Belloli. Durante o encontro, foram debatidas as dificuldades enfrentadas pelos produtores de arroz com casca em 136 municípios, principalmente a entrada do produto importado do Mercosul, como do Paraguai.

Segundo o presidente Salmo, a Famurs auxiliará no encaminhamento das reivindicações do setor orizícola e realizará o evento “Cadeia do Arroz e o Impacto Social nos municípios”, no dia 10 de maio, das 14h às 17h, para debater a pauta. “Vamos propor ao governo do Estado a redução do ICMS durante os meses de safra, em março, abril e maio. Assim, teremos subsídio para buscarem o arroz em solo gaúcho e ter uma competitividade justa”, explicou.

O vice-presidente da Federarroz destacou que a economia do Rio Grande do Sul, principalmente na Metade Sul, é dependente da orizicultura, que representa cerca de 20% dos trabalhadores registrados na agricultura. Conforme o dirigente, o atual cenário revela uma grande crise no setor, exigindo medidas para superar e afetar minimamente o Rio Grande do Sul e, consequentemente, os municípios gaúchos.

Informações da notícia

Data de publicação: 24/04/2018