O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, participou no final da tarde desta sexta-feira (20/4), da solenidade oficial de inauguração da Ponte do Vau Grande sob o Rio Erechim, construída na comunidade de Linha São Roque, no interior do município ...

O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, participou no final da tarde desta sexta-feira (20/4), da solenidade oficial de inauguração da Ponte do Vau Grande sob o Rio Erechim, construída na comunidade de Linha São Roque, no interior do município de Cruzaltense. A ponte liga a sede do município com outras quatro comunidades.

A obra custeada pelo ministério da Integração Nacional, no valor aproximado de R$ 2,7 milhões vai encurtar o acesso ao Estado de Santa Catarina, diminuindo em cerca de dez quilômetros o percurso até a cidade de parcela de moradores que vivem do outro lado do rio. Além disso, a obra tem o objetivo de facilitar o escoamento da produção e o transporte de alunos. A ponte tem 130 metros de extensão e 8 metros de largura. A obra iniciou em fevereiro de 2016 teve duração de 23 meses.

O presidente Salmo, em seu pronunciamento, parabenizou o empenho do atual governo que trabalhou em busca dos recursos necessários para esta importante obra, e cobrou dos deputados e representantes do governo, presentes na solenidade, a ligação asfáltica entre os municípios. O presidente destacou ainda a dificuldade financeira enfrentada pelos municípios em virtude da má distribuição dos tributos arrecadados.

O prefeito de Cruzaltense, Kely Longo, em discurso emocionado, disse que a data estará marcada no coração de todos os que se empenharam para a realização de um sonho. E encerrou sua fala reivindicando o repasse de recursos para a aquisição de uma usina asfáltica e de um britador municipal para as autoridades políticas. Já o vice-prefeito de Cruzaltense, Nelson Franklin, recordou em seu pronunciamento os dias árduos de trabalho na busca de recursos para executar o projeto. “Não foi fácil fazer isso”, disse.

Segundo o Censo 2010, o município de Cruzaltense possui 2.141 habitantes, sendo que deste total 45% da população mora no interior e os outros 55% na cidade, divididos pelo Rio Erechim. A obra vai facilitar o deslocamento da população que mora no interior.

* Texto e fotos: Manuel Gaboardi

Informações da notícia

Data de publicação: 21/04/2018