Os pré-candidatos ao governo do Estado participaram, nesta sexta-feira (23/02), da Assembleia de Verão da Famurs, em Torres, que promoveu um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira...

Os pré-candidatos ao governo do Estado participaram, nesta sexta-feira (23/02), da Assembleia de Verão da Famurs, em Torres, que promoveu um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo. Durante o último painel do evento, Miguel Rossetto (PT), Antonio Weck (Progressista), Luiz Carlos Heinze (Progressista), Jairo Jorge (PDT), Eduardo Leite (PSDB) e Mateus Bandeira (Novo) responderam a perguntas formuladas previamente pelos prefeitos e manifestaram suas posições voltadas a temas que pautam o municipalismo. O evento conta com os patrocínios de Caixa Econômica Federal; BRDE; Corsan e Badesul; e com o apoio do Detran/RS; da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Torres; da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).  No encerramento do evento, os músicos Neto Fagundes e Ernesto Fagundes fizeram um pocket show para os prefeitos.

Foram apresentadas propostas sobre meio ambiente, acesso asfáltico, desigualdade do pacto federativo, importação do leite uruguaio, aumento do ICMS, maior autonomia aos municípios, incentivos fiscais, corresponsabilidade solidária, duplicação da BR-386, efetivo policial civil e militar, atrasos nos repasses da saúde, encontro de contas entre Estado e municípios, implantação de inspeção municipal, enxugamento da máquina pública, cadeia produtiva do leite no RS, consulta popular, imóveis do Estado ociosos nos municípios e Fundo Estadual de Assistência Social.

O mediador do painel, jornalista Felipe Vieira, apresentou a ordem em que os pré-candidatos responderiam aos questionamentos, que foi determinada por meio de sorteio. Na abertura, cada participante fez sua apresentação, durante três minutos. No caso dos Progressistas, com dois pré-candidatos, o tempo foi dividido em um minuto e meio para cada um.

Após a apresentação, o mediador deu início ao sorteio das perguntas e cada pré-candidato teve um minuto para formular sua resposta. Já os Progressistas se revezaram ao responder aos questionamentos, um em cada rodada. Concluídos os quatro blocos de perguntas, foram disponibilizados dois minutos para as considerações finais. Os Progressistas dividiram o tempo estipulado, com um minuto de explanação para cada um.

Confira como foi o painel.

Informações da notícia

Data de publicação: 23/02/2018