O Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), coordenado pela primeira-dama da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, reuniu na última sexta-feira (1/12), as princip...

O Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), coordenado pela primeira-dama da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, reuniu na última sexta-feira (1/12), as principais lideranças femininas envolvidas na causa municipalista em Água Santa, na região nordeste do Estado. O evento realizado em parceria com a Famurs acontece em paralelo com a interiorização Famurs pelos Rio Grande e tem o objetivo de instigar nas mulheres a vontade de estar no papel de protagonista, fazendo parte da política local.

De acordo com a idealizadora do projeto, o MGMM é o primeiro movimento municipalista feminino apartidário no Estado e busca a inserção das mulheres no processo de governabilidade. “Por meio desses encontros com lideranças femininas o movimento estimula a luta pela independência política, econômica e social das mulheres gaúchas. A Nossa intenção é chamá-las para grandes debates para que elas se sintam parte da política”, explica a primeira-dama de Rio dos Índios.

Durante o encontro, a jornalista e publicitária Tânia Moreira apresentou o painel Comunicação para Mulheres em Posição de Liderança. De acordo com a palestrante, a afirmação e representação das mulheres na política não espelha os avanços conquistados por elas dentro da sociedade. “Ao contrário de décadas passadas, quando a mulher não atuava no mercado de trabalho, não tinha as mesmas oportunidades de educação que os homens e nem mesmo direitos eleitorais, elas estão mais empoderadas, independentes e atuantes em diversas áreas”, afirmou Tânia.

A quarta participação do Movimento Gaúcho da Mulher Municipalista contou com a presença das primeiras-damas dos municípios que integram as Associações dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) e dos Municípios do Planalto (Ampla), secretárias municipais, vereadoras e demais lideranças femininas. No término do encontro foram entregues a cada mulher um boton, símbolo da causa do Movimento.

A força da mulher municipalista

Na abertura do Famurs pelo Rio Grande , a primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, expôs às lideranças os objetivos e desafios do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), que foi lançado durante a assembleia de prefeitos na 40ª Expointer. “Queremos instigar a participação das mulheres na política e, por meio da troca de experiências, fortalecer a representação feminina nas ações desenvolvidas em seus municípios. Por décadas, vivemos um cenário político com um percentual mínimo de mulheres no centro das decisões. Hoje, apesar de sermos a maioria da população, os espaços ainda são ocupados pelos homens. Nós não queremos mais ou menos, mas sim as mesmas oportunidades”, salientou.

Adriane agradeceu o convite feito pelo prefeito de Água Santa para que o MGMM participasse do evento, antes de direcionar as atividades programadas para as primeiras-damas, secretárias municipais, vereadoras e outras lideranças femininas. “Foi o primeiro prefeito a nos estender este espaço dentro das discussões, e já temos outros dois convites para ampliarmos a participação feminina nos debates com as associações regionais”, comemorou. O projeto seguirá com encontros juntamente com o Famurs pelo Rio Grande , levando o MGMM para perto das mulheres em seus municípios.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 99330.8399

[email protected]

Presidente da Famurs Salmo Dias de Oliveira

Informações da notícia

Data de publicação: 05/12/2017