O presidente Luciano Pinto despediu-se da presidência da Famurs, nesta quinta-feira (6/7), durante a solenidade de posse da nova diretoria no 37º Congresso de Municípios do RS.

O presidente Luciano Pinto despediu-se da presidência da Famurs, nesta quinta-feira (6/7), durante a solenidade de posse da nova diretoria no 37º Congresso de Municípios do RS. O evento foi realizado entre os dias 5 e 6 de julho, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Durante seu pronunciamento, destacou que seu mandato será lembrado por conquistas políticas, construção de laços institucionais e relação de proximidade com os municípios do interior.

Luciano começou seu discurso ao contextualizar os fatos que marcaram o período em que esteve à frente da entidade: crise política, impeachment, Operação Lava-Jato, crise econômica, eleições municipais, encerramento de mandato, posse dos novos gestores. “Todos esses fatores refletem nos nossos municípios. Somos o elo mais frágil, dependente e financeiramente vulnerável da Federação”, lamentou.

Entre as conquistas, destacou a repatriação de recursos do exterior, a redistribuição do ISS, a venda da folha de pagamento das prefeituras, a liberação de recursos para os municípios em emergência, o reajuste do transporte escolar e o pagamento de atrasos da assistência social. “Somando tudo isso, conquistamos quase R$ 1,7 bilhão para as prefeituras do Rio Grande do Sul. Um montante que faz a diferença para as nossas comunidades”, ressaltou.

No aspecto institucional, citou as relações construídas com Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público e imprensa. “Porém, a nossa principal parceria foi com o Tribunal de Contas. É um legado que a nossa gestão deixa para o futuro”, comemorou. Instituída na gestão de Luciano Pinto, a Medalha do Mérito Municipalista teve sua primeira edição entregue ao presidente do TCE, Marco Peixoto, nesta quarta-feira (5/7), na abertura do Congresso.

Luciano também comentou os encontros promovidos pela Famurs no interior do RS. Foram, ao todo, 44 reuniões em municípios das 27 regionais do Estado com o intuito de aprimorar a gestão pública local. A gestão do presidente Luciano ainda será lembrada pela filiação do município de Passa Sete, completando a lista de cidades representadas pela Famurs. Encerrou seu discurso lembrando a importância de ser feita uma depuração na política para que nem todos sejam colocados na vala comum. “Não existe espaço vazio na política. Quando saem as pessoas de bem, outras com nada a perder, podem tomar o lugar. É isso que queremos?”, questionou.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

37º Congresso de Municípios reuniu autoridades em Porto Alegre

Informações da notícia

Data de publicação: 06/07/2017