A Famurs promove, nos dias 7 e 8 de junho, o Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do Rio Grande do Sul.

A Famurs promove, nos dias 7 e 8 de junho, o Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do Rio Grande do Sul. Com o tema “Comunicar é servir as pessoas”, a 9ª edição do evento será realizada no auditório da entidade (Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus, Porto Alegre/RS). As inscrições podem ser realizadas pelo site da Federação (http://eventos.famurs.com.br).

O objetivo do evento é orientar os assessores sobre assuntos da área, bem como promover a troca de experiências. De acordo com o coordenador de comunicação social da Famurs, Maurício Tomedi, a comunicação deve ser vista pelos gestores municipais como um serviço público. “O trabalho dos assessores não deve ser apenas direcionado para promoção pessoal de prefeitos e secretários, mas, também, ser uma ferramenta para melhorar a qualidade do serviço oferecido pelas prefeituras”, destaca.

O evento contará com uma série de palestrantes como a cientista política Elis Radmann, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati e os jornalistas Tulio Milman, Fabiano Baldasso, Gilberto Jasper, entre outros. Durante a programação, serão realizadas seis oficinas para que os participantes possam ter experiências práticas da área. São elas: assessoria de imprensa, comunicação visual, editais de comunicação, media training, redes sociais e cerimonial.

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Programação

No primeiro dia de atividades, após a solenidade de abertura, acontece a palestra especial “A comunicação como ferramenta para uma boa gestão” com a cientista política, Elis Radmann, e o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Eles farão um relato aos participantes sobre a importância de conciliar serviços de qualidade, articulação política e comunicação eficiente para a realização de um bom governo.

A partir das 14h, inicia o primeiro ciclo de oficinas. Cada participante poderá se inscrever em até um curso por dia. Às 15h30, o “Bate-papo com a Famurs” apresentará a equipe de comunicação da entidade, assim como suas principais ações. Será um espaço para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões. E no encerramento do primeiro dia de evento, o jornalista esportivo Fabiano Baldasso levará como pauta o que é necessário fazer para criar uma rede de seguidores voluntários, mesclando informações relevantes e bom humor. Ao final, os participantes poderão participar de um happy hour de confraternização.

Na abertura do segundo dia de evento, a partir das 9h, o experiente jornalista Gilberto Jasper comandará o painel “Como lidar com um assessorado difícil?”. Na oportunidade, ele dirá o que deve e o que não deve ser feito na relação com um assessorado resistente a sugestões. Às 10h30, será a vez de jornalistas de veículos de comunicação exporem “O que a imprensa espera dos políticos e de seus assessores?”. O painel será composto pela editora-assistente da coluna de política da Zero Hora, Débora Cademartori, da repórter da RBS TV, Cristine Gallisa, da chefe de reportagem das Rádios Band e BandNews, Laura Becker, da editora de cidades do Correio do Povo, Ana Lécia de Oliveira; e docolunista dos jornais Antena e Nova Geração, Adriano Mazzarino.

A partir das 14h, novamente os participantes receberão instruções na prática em oficinas. O encerramento do evento ficará por conta do jornalista do Grupo RBS, Tulio Milman, com a palestra “O jornalismo na Era da Pós-verdade”, expressão escolhida pelo dicionário Oxford como a palavra do ano de 2016.

Oficinas

1- Assessoria de imprensa

Pauta, release, nota exclusiva, mailing e clipagem. O que todo assessor deve saber para fazer um bom trabalho no seu município. Por que devemos priorizar as fotos espontâneas? Como redigir um bom artigo? Essas e outras questões serão analisadas na oficina.

Professores: Rafael Codonho e Soraia Hanna, sócios-diretores da Critério.

2- Comunicação visual

O assessor de comunicação da prefeitura deve utilizar os mais variados recursos para que as informações cheguem aos diversos públicos. Banners, fôlderes, faixas e cards para o Facebook são algumas ferramentas úteis na difusão de mensagens. Qualquer estratégia, no entanto, só terá eficácia se os dados forem apresentados de maneira clara, legível e de fácil compreensão.

Professor: Tiago Ifa, professor do Senac/RS

3- Editais de comunicação

Contratar uma consultoria de comunicação pode ser bem mais barato do que investir em publicidade na mídia. Nessa oficina, os participantes receberão orientações sobre os procedimentos que devem seguir quando for necessário contratar uma empresa para prestar algum tipo de assessoria à prefeitura.

Professor: Carlos Henrique Carvalho, presidente da Abracom

4- Media Training

Conceder uma entrevista deixa apreensivo até mesmo políticos experientes. É preciso oferecer respostas claras e convincentes diante dos mais diversos questionamentos. Por tudo isso, é fundamental que assessores invistam tempo no treinamento de seus clientes para o contato com jornalistas.

Professora: Raquel Boechat, sócia-diretora da Enfato

5- Redes sociais

Facebook, Twitter, Instragram e Snapchat podem ser, se bem utilizadas, ferramentas úteis na estratégia de comunicação da assessoria do município. Vale ressaltar, no entanto, que é preciso dominar as redes para produzir conteúdo de relevância. Conheça técnicas e macetes de design para otimizar a abrangência digital da sua prefeitura.

Professor: Adriano Ellert, criador de conteúdo visual da Fabulosa Ideia

6- Cerimonial

Uma prefeitura promove inúmeros eventos ao longo de quatro anos. Atividade que exige um cerimonialista para conduzir os trabalhos. Por isso, é importante que um integrante da equipe de comunicação do município esteja preparado para cumprir esta missão.

Professor: Luiz Fernando Muñoz, relações públicas e cerimonialista

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Menegaz - Comunicação - 7º encontro ceascom

Informações da notícia

Data de publicação: 08/05/2017