Três figuras que marcaram a vida pública gaúcha lançaram “Um olhar para o amanhã” no palco do Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul.

Três figuras que marcaram a vida pública gaúcha lançaram “Um olhar para o amanhã” no palco do Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Os ex-governadores Jair Soares (1983-1987), Pedro Simon (1987-1990) e Olívio Dutra (1999-2003) participaram, na tarde desta quinta-feira (7/7), de um painel para refletir sobre a atual crise política e apresentar ideias para o futuro. O encontro contou com a mediação do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, coordenador do projeto RS 2030.

A necessidade de uma maior participação do município nas decisões e na divisão dos recursos públicos foi um dos pontos convergentes nas manifestações dos participantes. Para Jair Soares, o atual bolo tributário não chega aonde deveria chegar. “Esse é um dos problemas mais sérios que temos. Nós precisamos fazer um novo Pacto Federativo. Não é possível continuar assim”, defendeu.

Simon destacou que, apesar das dificuldades, o Brasil está mudando. “Não houve na nossa história um momento como o que vivemos hoje. Desta vez, o povo está de olho. Nunca tínhamos visto deputado, senador, presidente de partido ou empresário na cadeia”, pontuou o ex-governador, definindo o município como “célula mater” do país. “Não chegaremos a lugar nenhum sem nos darmos as mãos e buscarmos um país justo, com ética e moralidade.”

A união em torno de reformas estruturantes também foi discutida no painel. Olívio Dutra defendeu que mudanças no sistema tributário significarão melhorias na igualdade. “Temos de corrigir a injustiça tributária que temos. Quem tem mais paga menos, quem tem menos paga mais”, apontou.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Segundo dia do 36º Congresso de Municípios.

Informações da notícia

Data de publicação: 07/07/2016