Com o propósito de qualificar os profissionais responsáveis por divulgar as ações das prefeituras gaúchas, começou, na manhã desta quarta-feira (08/06), a 8ª edição do Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do Rio Grande do Sul....

Com o propósito de qualificar os profissionais responsáveis por divulgar as ações das prefeituras gaúchas, começou, na manhã desta quarta-feira (08/06), a 8ª edição do Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do Rio Grande do Sul. Promovido pela Famurs, as palestras e painéis do evento serão realizados até o final da tarde dessa quinta-feira (09/06). A atividade é realizada no auditório da Federação (Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus, Porto Alegre/RS). Na solenidade de abertura, o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, apontou como fundamental que as prefeituras procurem se comunicar de maneira clara e eficiente. “O objetivo da Famurs é buscar que cada município tenha uma assessoria qualificada. Por isso, a realização desse evento”, explicou.

O secretário de comunicação do RS, Cleber Benvegnú, afirmou que não há mais espaço para a falta de transparência na atuação das assessorias do poder público. “Tem muita gente que acha que a nossa função é dar balãozinho na opinião pública”, lamenta. Também compuseram a mesa o Conselheiro da Associação Riograndense de imprensa, Armando Burd, o presidente da Associação Riograndense de Propaganda, Zeca Honorato, o secretário de comunicação social da prefeitura de Porto Alegre, Carlos Bastos, o superintendente de comunicação da Assembleia Legislativa, Flávio Dutra, e coordenadora do gabinete de comunicação social do Ministério Público, Cristina Oliveira.

Na palestra especial “Muito além da assessoria de imprensa”, o vice-presidente de contas públicas da CDN Comunicação, Fábio Santos, falou sobre as ações necessárias para que as assessorias de comunicação ampliem e diversifiquem sua forma de atuação. Ele lembrou que, nos últimos anos, os veículos de imprensa têm perdido público. Segundo Santos, essa realidade não pode ser ignorada pelos profissionais responsáveis por assessorar prefeituras e secretarias municipais. “Se fizer só assessoria de imprensa, a gente morre na praia”, defendeu Santos.

O vice-presidente da CDN Comunicação considera fundamental que as empresas mantenham uma boa relação com os seus diversos públicos de interesse. Isso é possível através de ações pontuais e variadas. “Falar com um blogueiro, por exemplo, pode ser mais eficaz do que fazer uma coletiva de imprensa”, pondera. A imprensa e as mídias sociais, por sua vez, são canais para atingir de forma rápida todos os públicos.

Enfrentar as dificuldades

Crises atingem empresas públicas e privadas. Fábio Santos defende que o assessor de comunicação deve estar preparado para lidar com situações adversas. “Quando der [uma crise], você tem que saber o que fazer”, explicou. Ele também defende que o impacto da crise será menor na empresa que atua de maneira transparente.

Programação

8 de junho de 2016 – Quarta-feira

9h

Credenciamento

9h30

Solenidade de abertura
– Luiz Carlos Folador, presidente da Famurs
– Cleber Benvegnú, secretário estadual de comunicação do RS
– Armando Burd, conselheiro da Associação Rio grandense de Imprensa (ARI)
– Zeca Honorato, presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP)
– João Paulo de Andrade Cunha, presidente do Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas (Conrerp)
– Carlos Bastos, supervisor de comunicação social da prefeitura de Porto Alegre
– Flávio Dutra, superintendente de comunicação da Assembleia Legislativa
– Cristina Oliveira, coordenadora técnica do gabinete de comunicação social do Ministério Público
– Roberto Cervo, presidente da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert)

11h

Muito além da assessoria de imprensa
– Fábio Santos, vice-presidente de contas públicas da CDN Comunicação
– Mediação: Maurício Tomedi, coordenador da assessoria de comunicação da Famurs

12h

Intervalo

12h

Oficina – Cerimonial e planejamento de eventos: cinco passos para um evento redondinho
– Luis Fernando Muñoz, relações-públicas e sócio proprietário da Muñoz cerimonial e eventos

14h

Apresentação do Case Famurs: o Dia das Mães e o Dia da Mulher
– Débora Szczesny, assistente de comunicação da Famurs

14h30

A importância do endomarketing para as prefeituras
– Souvenir Dornelles, consultora em comunicação pública, política e empresarial
– Alessandra Becker, sócia da FALE Consultoras em Endomarketing
– Marcia Macedo, especialista de comunicação interna em uma empresa de tecnologia
– Mediação: Débora Szczesny, assistente de comunicação da Famurs

15h30

O desafio de fugir dos clichês
– Fábio Bernardi, sócio da Morya e ex-presidente da ARP
– Guilherme Alf, criador do coletivo “Todo Mundo Precisa de um RP”
– Soraia Hanna, sócia da agência de conteúdo Critério
– Mediação: Maikio Guimarães, assistente de comunicação da Famurs

17h

Encerramento

17h

Oficina – A fotografia não é um bicho de sete cabeças: dicas para melhorar seus retratos
– Emmanuel Denaui, fotojornalista

9 de junho de 2016 – Quinta-feira

9h15

Políticos e imprensa: uma relação delicada
– Carlos Bastos, secretário de comunicação social da prefeitura de Porto Alegre
– Laura Gluer, coordenadora do Departamento de Comunicação Institucional do Conselho Regional de Enfermagem do RS
– Rosângela Florczak, consultora em gestão de risco e crise e professora do curso de jornalismo da ESPM-Sul
– Mediação: Maikio Guimarães, assistente de comunicação da Famurs

10h30

O perfil do assessor de comunicação das prefeituras gaúchas
– Maurício Tomedi, coordenador da assessoria de comunicação da Famurs

10h45

O que a imprensa espera dos políticos e de seus assessores
– Juliano Rodrigues, repórter do grupo RBS
– Vitória Famer, repórter da rádio Guaíba
– André Machado, jornalista da rádio Bandeirantes
– Mediação: Maurício Tomedi, coordenador da assessoria de comunicação da Famurs

12h

Intervalo

14h

Geração de conteúdo: como ser relevante na Era Digital?
– Luciano Potter, comunicador do grupo RBS
– Rafael Codonho, sócio-diretor da agência de conteúdo Critério
– Rafael Terra, CEO da Fabulosa Ideia
– Priscila Montandon, diretora de comunicação digital do governo do Estado do Rio Grande do Sul
– Mediação: Maurício Tomedi, coordenador da assessoria de comunicação da Famurs

16h

A atuação da assessoria de comunicação ano período eleitoral
– Ian Angeli, advogado do escritório Dallagnol Advogados Associados
– Mediação: Débora Szczesny, assistente de comunicação da Famurs

17h

Encerramento

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 08/06/2016