Com o propósito de qualificar os profissionais responsáveis por divulgar as ações das prefeituras gaúchas, começou, na manhã desta quarta-feira (08/06), a 8ª edição do Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do Rio Grande do Sul....
Com o propósito de qualificar os profissionais responsáveis por divulgar as ações das prefeituras gaúchas, começou, na manhã desta quarta-feira (08/06), a 8ª edição do Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do Rio Grande do Sul. Promovido pela Famurs, as palestras e painéis do evento serão realizados até o final da tarde dessa quinta-feira (09/06). A atividade é realizada no auditório da Federação (Rua Marcílio Dias, 574 – Menino Deus, Porto Alegre/RS). Na solenidade de abertura, o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, apontou como fundamental que as prefeituras procurem se comunicar de maneira clara e eficiente. “O objetivo da Famurs é buscar que cada município tenha uma assessoria qualificada. Por isso, a realização desse evento”, explicou.
O secretário de comunicação do RS, Cleber Benvegnú, afirmou que não há mais espaço para a falta de transparência na atuação das assessorias do poder público. “Tem muita gente que acha que a nossa função é dar balãozinho na opinião pública”, lamenta. Também compuseram a mesa o Conselheiro da Associação Riograndense de imprensa, Armando Burd, o presidente da Associação Riograndense de Propaganda, Zeca Honorato, o secretário de comunicação social da prefeitura de Porto Alegre, Carlos Bastos, o superintendente de comunicação da Assembleia Legislativa, Flávio Dutra, e coordenadora do gabinete de comunicação social do Ministério Público, Cristina Oliveira.
Na palestra especial “Muito além da assessoria de imprensa”, o vice-presidente de contas públicas da CDN Comunicação, Fábio Santos, falou sobre as ações necessárias para que as assessorias de comunicação ampliem e diversifiquem sua forma de atuação. Ele lembrou que, nos últimos anos, os veículos de imprensa têm perdido público. Segundo Santos, essa realidade não pode ser ignorada pelos profissionais responsáveis por assessorar prefeituras e secretarias municipais. “Se fizer só assessoria de imprensa, a gente morre na praia”, defendeu Santos.
O vice-presidente da CDN Comunicação considera fundamental que as empresas mantenham uma boa relação com os seus diversos públicos de interesse. Isso é possível através de ações pontuais e variadas. “Falar com um blogueiro, por exemplo, pode ser mais eficaz do que fazer uma coletiva de imprensa”, pondera. A imprensa e as mídias sociais, por sua vez, são canais para atingir de forma rápida todos os públicos.
Enfrentar as dificuldades
Crises atingem empresas públicas e privadas. Fábio Santos defende que o assessor de comunicação deve estar preparado para lidar com situações adversas. “Quando der [uma crise], você tem que saber o que fazer”, explicou. Ele também defende que o impacto da crise será menor na empresa que atua de maneira transparente.
Programação
8 de junho de 2016 – Quarta-feira | |
9h | Credenciamento |
9h30 | Solenidade de abertura |
11h | Muito além da assessoria de imprensa |
12h | Intervalo |
12h | Oficina – Cerimonial e planejamento de eventos: cinco passos para um evento redondinho |
14h | Apresentação do Case Famurs: o Dia das Mães e o Dia da Mulher |
14h30 | A importância do endomarketing para as prefeituras |
15h30 | O desafio de fugir dos clichês |
17h | Encerramento |
17h | Oficina – A fotografia não é um bicho de sete cabeças: dicas para melhorar seus retratos |
9 de junho de 2016 – Quinta-feira | |
9h15 | Políticos e imprensa: uma relação delicada |
10h30 | O perfil do assessor de comunicação das prefeituras gaúchas |
10h45 | O que a imprensa espera dos políticos e de seus assessores |
12h | Intervalo |
14h | Geração de conteúdo: como ser relevante na Era Digital? |
16h | A atuação da assessoria de comunicação ano período eleitoral |
17h | Encerramento |
Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]
Informações da notícia
Data de publicação: 08/06/2016