Os prefeitos da Serra projetam que a eleição de 2016 será atípica nos municípios da região.

Os prefeitos da Serra projetam que a eleição de 2016 será atípica nos municípios da região. O assunto foi tratado no sétimo encontro do seminário Famurs pelo Rio Grande, que foi realizado em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (28/4). A expectativa é que ocorra uma redução no número de candidatos que vão tentar a reeleição. A situação é provocada pela crise financeira, que resulta em repasses atrasados e queda na arrecadação, aumento nas atribuições administrativas das prefeituras e determinações da justiça. A percepção dos gestores está em sintonia com o resultado de uma pesquisa divulgada recentemente pela Famurs. O levantamento constatou que um terço dos prefeitos gaúchos desistiu de tentar seguir no cargo.

Segundo o presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o engessamento da gestão pública atrapalha a autonomia dos municípios. “O prefeito foi eleito para administrar, mas acaba sendo um cumpridor de legislações e decisões judiciais”, reclama. O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Vista Alegre do Prata, Ricardo Bidese, afirmou que está difícil encontrar políticos interessados em entrar na disputa pelo comando das prefeituras na região dele. “Vários colegas nossos não querem nem tentar a reeleição”, pondera.

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) e prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri, também observou que tem percebido o desencanto de muitos gestores municipais. “A qualidade da política vai diminuir. O risco é a ascensão de gente que se serve da política”, projeta. O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) e prefeito de Nova Petrópolis, Regis Hahn, defendeu a importância da honestidade na condução dos municípios. “O gestor público deve servir à sociedade. Ele não deve se utilizar do cargo público em benefício próprio”, defende.

O seminário também abordou o encerramento de mandato e as condutas vedadas aos prefeitos que buscam a reeleição. O próximo encontro será realizado nessa sexta-feira (29/4), em Novo Hamburgo.

Confira a agenda dos próximos encontros.

29/04/2016

Novo Hamburgo

AMPARA
AMVARC
AMVRS

38

Auditório do Prédio Multicolor
Feevale
Rodovia RS 239, 2755

05/05/2016

Pelotas

ACOSTADOCE
ASSUDOESTE
AZONASUL

39

Auditório da Escola Técnica João XXIII
R. 7 de Setembro, 201

06/05/2016

Porto Alegre

GRANPAL
AMLINORTE
ASMURC

43

Auditório do TCE
Rua 7 de Setembro, 388

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

O 7° encontro do Famurs pelo Rio Grande aconteceu na quinta-feira (28/4) em Caxias do Sul. Foram reforçadas orientações sobre o encerramento de mandato e discutidos temas como o processo eleitoral e as condutas vedadas, a pauta municipalista e o prêmio boas práticas.

Informações da notícia

Data de publicação: 28/04/2016