Descentralizar a gestão e o poder econômico do Estado.

Descentralizar a gestão e o poder econômico do Estado. A proposta foi defendida nesta terça-feira (22/9) pelo prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, na abertura do quarto encontro de debates do projeto RS 2030. O evento realizado no auditório do centro administrativo do município reuniu prefeitos, lideranças comunitárias, estudiosos e representantes de entidades e instituições dos 33 municípios da região Central. O coordenador do RS 2030 e prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destaca que o encontro de Santa Maria foi marcado pela diversidade de ideias, propostas e pelo maior número de contribuições apresentadas, 18 no total.

Ao defender a descentralização como perspectiva de futuro do RS, Cezar Schirmer apresentou dados de um estudo desenvolvido pela Fundação Estadual de Economia e Estatística (FEE) e análise de exemplos da Alemanha e do estado de Santa Catarina. Conforme a pesquisa, 75% do capital econômico do RS está concentrado no eixo Norte/Serra – Porto Alegre – Sul e seus entornos. “Este fenômeno deixa 75% do território estadual com apenas 30% da população. Precisamos seguir exemplos de outros estados e países para descentralizar as decisões políticas, promover a redistribuição dos recursos arrecadados com impostos e fomentar alternativas regionais de desenvolvimento”, destacou o prefeito de Santa Maria.

O presidente da Associação dos Municípios da Região Central e prefeito de Agudo, Valério Trebien, destacou a vocação regional para o turismo. Conforme o líder municipalista, a região Central do Estado é rica em fósseis animais e vegetais do período triássico e apresenta belezas naturais na maioria dos municípios. “Podemos criar um parque temático e fomentar o turismo sustentável como alternativa para o desenvolvimento regional e de futuro para o RS”, sugeriu o prefeito.

O encontro contou com a presença de 12 prefeitos, quatro vice-prefeitos, representantes dos Coredes Central, Taquari, Vale do Jaguari e Jacuí Centro, além do reitor da Universidade Federal de Santa Maria, professor Paulo Afonso Burmann. O presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, foi representado pelo prefeito de Faxinal do Soturno, Volnei Colvero Savegnago.

O prefeito Jairo Jorge ressalta que todas as propostas colhidas nos encontros regionais, serão sistematizadas e analisadas por pesquisadores e equipe técnica, a partir da segunda quinzena do mês de outubro. ““É fundamental discutir, apontar e criar consenso em torno de políticas públicas que possam elevar alavancar e projetar o futuro do RS”, ressalta o coordenador do projeto liderado pela Famurs.

Projeto que discute o futuro do RS reuniu, em Santa Maria, prefeitos e lideranças dos 33 municípios da região Central do Estado

Informações da notícia

Data de publicação: 23/09/2015