A integração dos modais de transporte pode levar o Estado e os municípios gaúchos ao crescimento, ao fomento na qualidade de vida e ao protagonismo do cenário nacional.

A integração dos modais de transporte pode levar o Estado e os municípios gaúchos ao crescimento, ao fomento na qualidade de vida e ao protagonismo do cenário nacional. A sugestão foi apresentada nesta terça-feira (15/9), em Santa Cruz do Sul, por prefeitos e representantes de entidades comunitárias dos municípios das regiões do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Centro Serra e Carbonífera. O encontro integrou a agenda de debates do RS 2030, projeto da Famurs que discute o futuro do RS. A revisão da matriz econômica por meio de projetos para fomentar a produção de alimentos também foi apontada como gargalo do desenvolvimento regional.

Para o coordenador do RS 2030 e prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o debate foi positivo, permitindo a análise das potencialidades regionais para o futuro. “Com muita concretude e determinação, todos os prefeitos e representantes da sociedade local e regional, colocaram seus sonhos, anseios e expectativas para o desenvolvimento de suas comunidades. Extraímos desta região, importantes contribuições que serão sistematizadas no documento final deste importante projeto”, destacou o coordenador.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, que participou do evento. Segundo ele as lideranças políticas e comunitárias demonstraram que já estão organizadas, pensam e organizam o futuro dos seus municípios e do território onde milhares de famílias vivem e produzem riquezas que fomentam a economia do Estado.

Na opinião pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Angelo Hoff, “o debate promovido pela Famurs proporcionou um ganho intangível, que não pode ser medido, mas representa um ganho muito alto. “Pela primeira vez nós conseguimos ter a visão das principais lideranças, dividindo angústias e preocupações. Entendemos que cada um pode propor alternativas para o futuro do Estado, que só serão executadas se tiverem o apoio e o comprometimento de todos, aumentando as chances de acontecerem individualmente ”, destacou o professor da universidade que sediou o encontro macrorregional.

Hoff apresentou uma análise dos principais entraves do desenvolvimento regional. Na área da infraestrutura o desafio mais próximo está em viabilizar a duplicação da RS 287, trecho entre Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, além da ligação asfáltica entre os municípios da região. Outra opção para escoar a produção regional, especialmente o tabaco, seria a instalação do aeroporto regional de Santa Cruz e a implantação de um porto no município de Rio Pardo, além de atrair para a região o traçado da Ferrovia Norte Sul. “Com a logística integrada, devemos pensar em avanços no setor primário, fortalecendo a agricultura familiar para transformar a matriz econômica, além de investir cada vez mais na educação, inovação tecnológica e na defesa da justa redistribuição dos impostos arrecadados nesta região”, defendo Ângelo Hoff.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP) e prefeito de Venâncio Aires, Airton Luiz Artus, elogiou a iniciativa da Famurs em pensar o futuro do Estado a partir do projeto RS 2030. Porém, ressaltou que “não podemos fugir do diagnóstico de algumas situações que nos levaram ao estado em que estamos vivendo. Essa reflexão deve fugir da legislação e da personificação, trabalhando o assunto de uma maneira genérica. Neste encontro, nós prefeitos, representantes dos Coredes e demais instituições presentes, entendemos que, além das demandas de infraestrutura, é preciso trabalhar alternativas para o reforço na distribuição de energia e o fortalecimento da vocação regional de produzir alimentos, sendo essa uma excelente alternativa para diversificar o setor produtivo e fortalecer a economia local e do RS”, finalizou.

O encontro foi prestigiado ainda pela vice-prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, que representou o prefeito anfitrião Telmo Kirst. O evento foi realizado no memorial da Unisc e contou com a presença de 22 prefeitos, diversos secretários e representantes dos Coredes, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Centro Sul.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Encontro do Projeto RS 2030, realizado em Santa Cruz do Sul, debateu ideias e propostas para o futuro do RS.

Informações da notícia

Data de publicação: 15/09/2015