Realizar um ciclo de debates, reflexões e análises de gestores municipais, técnicos e pesquisadores sobre as perspectivas do Rio Grande do Sul.

Realizar um ciclo de debates, reflexões e análises de gestores municipais, técnicos e pesquisadores sobre as perspectivas do Rio Grande do Sul. Essa é a proposta preliminar do RS 2030, projeto da Famurs que visa debater ideias e propostas que possam levar o Estado e os municípios ao crescimento, fomento na qualidade de vida e ao protagonismo do cenário nacional. A iniciativa será lançada nesta quinta-feira (3/9), às 15h, na Expointer. O objetivo é abranger todos os 497 municípios gaúchos por meio das 27 associações regionais. Desenvolvimento, infraestrutura, cultura, cidadania, finanças e gestão pública, estão entre os temas que serão trabalhados a partir da primeira quinzena do mês de outubro.

Para o coordenador do projeto e prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a Famurs possui credibilidade para liderar a discussão sobre o futuro do Estado. Segundo ele, “somente uma entidade que tem a pluralidade na sua gênese, pode conduzir o debate, congregar e mobilizar a sociedade e demais instituições”. Jairo Jorge ressalta que o impacto das decisões futuras recairá sobre as cidades. “É fundamental discutir, apontar e criar consenso em torno de políticas públicas que possam elevar alavancar e projetar o RS”, diz.

O coordenador-geral da Famurs, Márcio Espindola, explica que, além de debater propostas para retomada do desenvolvimento do Estado, serão realizadas oficinas com especialistas para levantamento de prioridades. “Neste projeto o passado e o presente não estarão presentes. Todas as reflexões serão sobre o futuro do nosso Estado”, ressalta o dirigente.

Coordenação RS 2030
Jairo Jorge da Silva (Canoas)
Luiz Henrique Antonello (Rosário do Sul)
Tito Livio Jaeger Filho (Taquara)
Sérgio Machado (Araricá)
Marcelo Luiz Schreinert (São Jerônimo)
Paparico Bacchi (São João da Urtiga)
Eduardo Leite (Pelotas)

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

.

Informações da notícia

Data de publicação: 31/08/2015