Prefeitos e lideranças cooperativistas do RS definiram ações para ampliar a transparência e profissionalizar a gestão das cooperativas gaúchas.

Prefeitos e lideranças cooperativistas do RS definiram ações para ampliar a transparência e profissionalizar a gestão das cooperativas gaúchas. O assunto pautou o ciclo de debates, realizado nesta sexta-feira (14/8), no anfiteatro da Universidade Regional Integrada (Uri), em Erechim. A promoção conjunta da Famurs e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, representantes de órgãos governamentais, dirigentes de cooperativas, técnicos e agricultores.

Entre os encaminhamentos do encontro destaque para a proposta da Ocergs, que assumiu compromisso de fomentar a capacitação de diretores e conselheiros de cooperativas, além de recomendar o controle externo por meio de auditorias independentes externas. A Ocergs também anunciou que vai ampliar o serviço de orientação aos cooperados, criando ferramentas necessárias para que os associados tenham maior apoio, especialmente no setor da produção, em que muitas cooperativas enfrentaram dificuldades e faliram.

O presidente em exercício da Famurs e prefeito de São João da Urtiga, Paparico Bacchi, considerou positivo o debate de Erechim, pois segundo o líder municipalista “contribuiu no sentido de afastar a má gestão do sistema cooperativo, fator que afeta a economia dos municípios e a vida dos associados, responsáveis solidários com os prejuízos gerados”. Paparico Bacchi ressalta que o debate ainda não foi concluído, mas que há fortes indícios da convergência sobre o tema. “Precisamos das cooperativas como instituições fortes que geram trabalho, produção, emprego e renda, no campo e na cidade, especialmente como ponto forte dos agricultores”, afirmou.

O evento contou com a presença do presidente da Ocergs, Vergílio Perius, que falou sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local. O dirigente destacou que a maioria das cooperativas do RS está concentrada nos ramos agropecuário, crédito e de saúde. Perius apontou ainda que 68% da população gaúcha está envolvida com o cooperativismo, ressaltando a importância da iniciativa da Famurs em mobilizar prefeitos e setores da sociedade para discutir propostas de fortalecimento do cooperativismo gaúcho.

O coordenador regional do Tribunal de Contas (TCE), Waldir Tomazoni, emitiu opinião pessoal sobre o tema de gestão de cooperativas. O auditor disse que “para que uma cooperativa se torne forte e manifeste suas potencialidades, deveria priorizar a participação, estabelecendo um equilíbrio entre a gestão empresarial e social”. Tomazoni sugeriu ainda a criação de mecanismo de controle de gestão, maior transparência na área financeira e foco nos setores econômico e social.

Os cases de sucessos foram apresentados pelo Sicredi e a Unimed, por meio do presidente da regional Norte, Adelar Pameggiani (Sicredi) e o diretor financeiro Celso David Lago (Unimed). A Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) foi representada pelo prefeito de Charrua, Vanderlei Simionatto. A Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro) esteve representada pelo presidente Paulo Cezar Vieira Pires.

Propostas aprovadas
-Viabilizar estudo para contratação de auditorias externas no cooperativismo
-Estudar a possibilidade de cooperativas sólidas assumirem a gestão de cooperativas em dificuldades
-Capacitação do quadro funcional e conselho fiscal
-Prestar serviço de apoio e orientações aos associados

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Promoção da Famurs e Ocergs debate cooperativismo e Sistema de Inspeção Municipal. Debate realizado em Erechim

Informações da notícia

Data de publicação: 17/08/2015