O papel das mulheres na vida política foi o tema do 2º Entre Mulheres.

O papel das mulheres na vida política foi o tema do 2º Entre Mulheres. Promovido pela Famurs, encontro de lideranças femininas reuniu cerca de 40 pessoas, entre primeiras-damas, vice-primeiras-damas, prefeitas e secretárias municipais no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (1º/7). Coordenadora do evento, a primeira-dama de Tapejara, Kuky Menegaz, destacou a parceria entre ela e o presidente da Famurs, Seger Menegaz. “O meu marido ocupa um cargo que exige o meu envolvimento com a comunidade. Nós não podemos nos omitir de ocupar o nosso espaço e sermos parceiras dos nossos companheiros”, disse Kuky.

Durante a abertura, a primeira-dama do Estado e secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, destacou ações sociais que são desenvolvidas pelas secretarias de Estado e podem ser estendidas aos municípios. “As primeiras-damas, assim como eu, atuam próximas dos maridos e podem aumentar a assistência prestada aos cidadãos”, explicou Maria Helena.

O primeiro painel, apresentado pela psicóloga Cristine Zanni, abordou a evolução da mulher e os desafios que foram agregados às tarefas femininas. “As mulheres assumem uma tripla jornada, tentam ser onipotentes. Eu pergunto para as minhas pacientes qual a sua ocupação e elas respondem que não trabalham, apenas cuidam da casa. Elas não percebem que cuidar da casa é um trabalho muito árduo”, resumiu Cristine.

A segunda painelista, Virginia Cano, detalhou alguns programas que venceram o Prêmio Gestor Público ao longo dos quinze anos do projeto. A honraria premia ações de responsabilidade social desenvolvidas nos municípios. “A primeira-dama precisa ter um amplo conhecimento do município para estar inserida no desenvolvimento das políticas públicas. O primeiro passo para isso é conhecer as demandas e as mulheres têm mais sensibilidade para orientar os gestores para a resolução destes problemas”, orientou Virgínia. O Prêmio Gestor Público tem exemplos de programas de prevenção de câncer, vacinação, proteção à infância e adolescência e às mulheres em situação de violência, dentre outros. A premiação acontece no dia 11 de novembro, na Assembleia Legislativa.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

.

Informações da notícia

Data de publicação: 01/07/2015