Após cinco anos, a Famurs retomou, nesta quarta-feira (10/6), a realização do Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do Rio Grande do Sul.

Após cinco anos, a Famurs retomou, nesta quarta-feira (10/6), a realização do Encontro dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do Rio Grande do Sul. Com o tema “Juntos falamos a voz das cidades”, a 7ª edição do evento reuniu, no auditório da Federação, em Porto Alegre, cerca de 100 profissionais da área. Na abertura do encontro, o presidente da entidade e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, afirmou que o evento auxilia as prefeituras a enfrentar a dificuldade de se comunicar com a população. “Temos que gerar interesse nos temas pautados pelos municípios, pois a informação precisa chegar na ponta”, ressaltou. Desde 2010, não acontecia o Encontro de Assessores de Comunicação. Conforme o Coordenador da Área de Comunicação Social da Famurs, Maurício Tomedi, a experiência deve se repetir com mais frequência. “Esse é o primeiro passo para retomarmos também o Conselho dos Assessores de Comunicação Social dos Municípios do RS (Ceascom)”, garantiu.

Referência em comunicação digital, a prefeitura de Curitiba apresentou suas estratégias de conteúdo para o Facebook no evento. Segundo o diretor do departamento de mídias digitais da prefeitura de Curitiba, Álvaro Borba, a mensagem das redes sociais precisa gerar empatia e provocar o diálogo com o público. “Nossa comunicação pode parecer maluca e ser alvo de críticas, mas nós acreditamos que a mensagem deve gerar dúvida, pois a dúvida gera o interesse e o engajamento”, salientou. Uma das estratégias utilizadas pela prefeitura é vetar a divulgação de nomes e fotos do prefeito e dos secretários municipais. “Gostamos de compartilhar personagens que servem de inspiração e exemplo para a população na esperança de que sejam multiplicados”, revelou. Borba destacou que as prefeituras devem se utilizar da transparência nas redes sociais. “Estamos na era da exposição. Precisamos ser sempre transparentes, mesmo que a verdade seja negativa”, admitiu.

No painel “A importância de um bom release”, foram apresentadas dicas de como os assessores devem se comunicar com a imprensa. O tema foi mediado por quatro jornalistas: a chefe de reportagem da RBSTV, Melissa Gass, o produtor da RBSTV, Estevão Pires, o chefe de reportagem das Rádios Band e BandNews, Glauber Fernandes e a pauteira do jornal Correio do Povo, Nereida Vergara. Os jornalistas foram unânimes ao garantir que os veículos sempre priorizam informações que impactem na vida da população. “É necessário um bom título e um bom lide para percebemos com rapidez o impacto da informação”, observou Gass. Dentre as recomendações, também está o uso de pesquisas e referências históricas nos releases. “Dados estatísticos tornam a notícia mais clara”, justificou Fernandes. Outra orientação repassada é o planejamento dos setores de comunicação. “Sempre enviem uma informação que está por acontecer. Depois que o fato ocorreu, o release geralmente é desnecessário”, disse Nereida.

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Menegaz - Comunicação - 7º encontro ceascom

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Data de publicação: 10/06/2015