Vagas disponíveis: 50 vagas
Valor para associados: R$ 586,00
Valor para não associados: R$ 885,00
Local: Sede da FAMURS - Rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre/RS.
Data: 12 e 13 de agosto de 2024

Horário: das 9h às 12h – 13h às 17h
Carga Horária: 14h/a (dois dia)
*VAGAS LIMITADAS*

Forma de Pagamento
Boleto Bancário - será encaminhado NF e Boleto para o email cadastrado uma semana antes da realização do curso.

Público-Alvo
Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários, CCs, Responsáveis de Compras, Componentes do Controle Interno e Servidores das principais áreas do município.

Conteúdo Programático
Sobre o tema tratado, será todo o processo de compras envolvendo o fluxo em que se inicia quando de uma determinada demanda de compra, onde passa por um verdadeiro malabarismo de modelos adotados até a efetiva liquidação e distribuição ao demandado.

Como forma de definirmos um mecanismo adequado para cumprir o requisito da legalidade, sem perder a condição de outros necessários, tais como controle, fluxo eletrônico, rastreabilidade, agilidade, eficiência e economia de papel trazem um desafio junto aos gestores municipais.

O que viemos propor como capacitação é apresentar uma forma de adequabilidade ao melhor mecanismo hoje aplicado, onde a tecnologia e inovação são introduzidas no processo de forma importante.

Como base de modelo é tratado o mapeamento de unidades de controle de produtos e serviços (popularmente chamados de locais de estoque), para criar uma identificação e responsabilidade dessas unidades das secretarias em relação a central compras e aos gestores que autorizam nas operações.

As operações internas de tarefas e controles de frota municipal, diário de bordo e abastecimentos também serão tratados de forma importante no curso.

A central de compras, passa a ser uma referência em termos de coordenação das ações em que se movimenta os produtos e serviços nas unidades administrativas, ainda, tendo a Unidade de Licitação como parte integrante do fluxo para a legalidade dos atos em que necessitam dos procedimentos licitatórios.

ASPECTOS GERAIS SOBRE COMPRAS MUNICIPAIS.
Condições gerais.
Inovações aplicadas ao novo modelo.
Padronização no trabalho.
Etapas do processo de compras.
Estrutura organizacional e centro de custos.

UNIDADES MOVIMENTADORAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS.
Estrutura da unidade movimentadora.
Demandas de produtos e serviços.
Local de estoque.
Requisição a central de compras.
Autorização de requisição.
Liquidação de produtos e serviços.
Controle da frota.

CENTRAL DE COMPRAS.
Estrutura da central de compras.
Atendimento as demandas de compras.
Coleta de preços.
Parecer para compras por dispensa, inexigibilidade ou procedimento licitatório.
Compra direta.
Termo de referência.

PRÁTICAS DE COMPRAS.
Práticas do fluxograma de compras.

Facilitadores

Foto do(a) Silmo Streit

Silmo Streit

  • Experiência de trabalhos em órgãos públicos municipais, englobando toda área da governança e gestão operacional. Vivência há mais de 20 anos nos trabalhos internos de prefeitura como servidor efetivo concursado e secretário municipal.
  • Atuação na iniciativa privada em empresa de fornecimento de software de gestão pública municipal como gerente administrativo e comercial e atualmente como empresário.
  • Ministrante de cursos e palestras há 20 anos sobre gestão pública, tendo capacitado milhares de servidores e gestores municipais.
  • Implantação em prefeituras de programas de qualidade.
  • Implantação em prefeituras de fluxograma de compras inter-relacionando setores envolvidos através de movimentação da documentação e autorizações de forma eletrônica.
Implantação em prefeituras de implantação de rotinas de trabalho através do uso de processos internos padronizados e pré-definidos.

Informações da capacitação

Imagem ilustrativa do(a) Curso: ROTINAS DE COMPRAS NOS MUNICÍPIOS

Modalidade: Curso

Carga Horária: 14 horas

Início: 12/08/2024 às 09:00

Fim: 13/08/2024

Local: Famurs

Rua Marcílio Dias, 574  Bairro: Menino Deus
Porto Alegre/RS