Encontro realizado na Casa Famurs foi idealizado pelo presidente Luciano Orsi e pela primeira-dama municipalista, Kátia Orsi, para retomar o debate sobre a participação da mulher na política na entidade

Prefeitas, vice-prefeitas, secretárias, vereadoras, primeiras-damas e representantes de movimentos de apoio às mulheres estiveram reunidas, nesta tarde (30/08), para uma conversa sobre as múltiplas tarefas e habilidades que as mulheres desempenham na carreira política. O encontro, realizado na Casa Famurs na Expointer, foi promovido pela coordenadora da área técnica de Gênero da Famurs, Mirian Fonseca, e teve apoio da primeira-dama municipalista, Kátia Orsi, e do presidente Luciano Orsi, que recebeu o público com um momento cultural ao lado dos músicos Julia Orsi e Henrique Scholz. 

Conforme Mirian, o encontro foi pensado para ser um momento de acolhimento e para compartilhar as dores e alegrias de quem faz a política acontecer lá na ponta. “São momentos como esse que nos fortalecem enquanto mulheres, enquanto movimento de mulheres”, afirmou. O presidente Luciano Orsi reforço a ideia. “Precisamos de espaços como este, para ampliar o debate e promover a valorização da figura da mulher em espaços de poder, especialmente o público”. 

A primeira-dama Kátia ainda destacou que a ideia é que as mulheres atuem juntas e colocou a entidade, por meio da área técnica, para auxiliar as gestoras, seja de forma técnica ou de apoio a iniciativas. “Precisamos nos aproximar, pois temos objetivos em comum, que é o de promover a transformação na vida das pessoas”, reiterou. 

A abertura do encontro também contou com a presença do vice-governador do RS, Gabriel Souza, que destacou o compromisso do governo estadual na pauta de gênero em defesa das mulheres, compartilhando que o projeto inédito de monitoramento de agressores completou três meses e está trazendo resultados satisfatórios. “Estamos estabelecendo ações para fortalecer as ações de proteção à mulher e, naturalmente, outras tantas ações para colaborar com a mulher gaúcha, para que ela tenha liberdade para exercer toda a sua dignidade e cidadania, entre as quais, a tranquilidade de que não será agredida por cidadãos que cometem esses crimes hediondos”, declarou. 

Durante a tarde, ainda houve um painel que destacou a multiplicidade da mulher na carreira política, com a participação da secretária-adjunta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Caroline Moreira; da presidente da Amlinorte e prefeita de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco; e da secretária de Obras de Campo Bom, Gênifer Engers. Elas compartilharam, em suas falas, momentos marcantes de suas jornadas políticas, os desafios e conquistas através de suas atuações na gestão pública, destacando que mulheres em papéis de liderança representam a pluralidades nas discussões e um olhar atento as necessidades da mulher cotidiana. 


Famurs na Expointer

A Casa Famurs fica localizada na Quadra 12, em frente ao Pavilhão Internacional, e ficará aberta para atendimento ao público de 26 de agosto a 3 de setembro, das 8h até às 18h. As atividades da Casa Famurs recebem patrocínio do Badesul, BRDE, Governança Brasil, Sistema Iris e Caixa. Também recebe apoio do Banrisul e Planalto Transportes.

Informações da notícia

Data de publicação: 30/08/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti