Na próxima quarta-feira (4/12), a Famurs promove o evento “Eleições 2020: mais mulheres”, para discutir a participação feminina nas eleições municipais do próximo ano.

Na próxima quarta-feira (4/12), a Famurs promove o evento “Eleições 2020: mais mulheres”, para discutir a participação feminina nas eleições municipais do próximo ano. O evento acontece no auditório da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul e vai reunir especialistas na área eleitoral e de gênero.
Das 9h às 17h serão discutidos temas como o combate às candidaturas fictícias no pleito, o sistema eleitoral proporcional e a importância de uma nominata competitiva e representativa de mulheres, financiamento de campanha e prestação de contas, com análise de cases, e o papel da mulher nas instituições eleitorais. As perspectivas do cenário eleitoral e as cotas de gênero também estarão em pauta no debate.
Entre as palestrantes estão a desembargadora do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Elaine Macedo, que já foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), as representantes do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (Igade), Daniela Wochnicki, Letícia Garcia de Farias, Karen Froes e Solange Moreira Ferrarese, a advogada Claudia Sobreiro de Oliveira, e a responsável pela Coordenadoria de Gênero da Famurs, Tânia Feijó, entre outras.
O encontro é promovido pela Famurs em parceria com a Comissão da Mulher Advogada (CMA-OAB/RS), Ministério Público RS (MPRS) e Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (Igade).

O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas pelo portaleventos.famurs.com.br.

Famurs por mais participação das mulheres na política

Na gestão do presidente da Famurs Dudu Freire, prefeito de Palmeira das Missões, de forma pioneira a entidade criou a Coordenaria de Gênero para prestar atendimento aos municípios nas questões relativas às mulheres e, também, para promover o debate sobre a participação feminina na política.

Confira programação do evento:

8h30Acolhimento/Inscrições
9hAbertura
9h15Combate às candidaturas fictícias

– Desembargadora Elaine H. Macedo

10h10Eleições 2020: Perspectivas em face do Calendário Eleitoral

– Dra. Daniela Wochnicki

10h30O sistema proporcional e a importância de uma nominata competitiva

– Dra. Letícia Garcia de Farias

11hCotas de Gênero: avanços e desafios

– Dra. Karen Fróes

11h30Financiamento de campanha, prestação de contas e análises de casos

– Solange Moreira Ferrarese

12hIntervalo de Almoço
14hAssinatura do Termo de Parceria com os presidentes dos organismos envolvidos
14h30Propaganda Eleitoral

– Dra. Fernanda Bandeira

15hViolência Política

– Dra. Claudia Sobreiro de Oliveira

15h30As instituições eleitorais e o papel da mulher

– Dra. Franciele Campos

16h30Posição do Fórum Nacional das Mulheres dos Partidos Políticos
17hA palavra da Famurs

– Coordenador de Gênero Tânia Feijó

Informações da notícia

Data de publicação: 29/11/2019

Compartilhe!