Mário Augusto, prefeito de Dom Pedrito, participou já na condição de vice-presidente da Famurs, atendendo convite da reitora da Urcamp, Lia Quintana, que também é presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung)

O Vice-presidente da Famurs e prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto, participou de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (20.06), em Novo Hamburgo, com o objetivo de discutir a educação superior pública e comunitária. O debate foi organizado por iniciativa do deputado estadual Issur Koch.

A pauta preocupa o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que solicita, conforme a Constituição do Estado, a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para vagas nestas universidades. De acordo com o Consórcio, o não cumprimento deste dispositivo constitucional impacta 14 universidades no Estado, entre elas a Universidade da Região da Campanha (Urcamp). 

A intenção é implantar com esse recurso um programa onde essas universidades possam capacitar de oito a dez mil novos professores, em todas as áreas do conhecimento.

O prefeito participou já na condição de vice-presidente da Famurs, representando a entidade municipalista, atendendo convite da reitora da Urcamp Lia Quintana, que também é presidente do Consórcio das 14 Universidades, o Comung, que conta com 7.159 professores, mais de nove mil funcionários e 153.369 universitários. 

“É notória e relevante a importância que as universidades comunitárias agregam aos municípios gaúchos como, por exemplo, a nossa Urcamp, na região da Campanha. Uma instituição que contribui em alta escala para a formação e a qualificação da população. Lutarmos por esta causa e este direito é fundamental para que possamos ter, logo a frente, uma formação de baixo custo para nossos estudantes, sejam eles do centro ou interior do Estado”, destacou Mário Augusto.

Ele ainda acrescentou: “Nos municípios, a exemplo de Dom Pedrito, já buscamos fazer a nossa parte através de investimentos na educação das crianças e jovens. Agora, neste primeiro momento, torcemos pela colaboração das autoridades superiores, em favor da formação dos profissionais da Educação, pois, certamente isso também refletirá no desenvolvimento do próprio Estado como um todo”.

Informações da notícia

Data de publicação: 23/06/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Prefeitura de Dom Pedrito

Compartilhe!