Participaram do encontro "Melhorias na Educação: atendimento aos prefeitos do Rio Grande do Sul" cerca de 300 municípios e mais de 600 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas de Educação

Com a presença de 300 prefeituras gaúchas e mais de 600 participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação e equipe técnica, a Famurs, em parceria com a Prefeitura de Gramado, realizou o maior encontro do país para tratar de ações e ferramentas para educação pública com o Ministério da Educação (MEC) e com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento foi realizado nesta segunda-feira (4/10), na Expogramado, em Gramado.

Em seu discurso, o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, salientou que é muito importante a Famurs desenvolver estratégias que aproximem os gestores de projetos a curto prazo e que tragam educação e desenvolvimento para os municípios gaúchos. O presidente ainda valorizou a forte participação das prefeituras gaúchas e ressaltou a importância da presença e da interação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do presidente do FNDE, Marcelo Lopes, juntamente com as suas equipes técnicas. Segundo o MEC, este é o evento com maior número de municípios participantes de todas as edições desta série de atendimentos pelos estados brasileiros. 

“Conseguimos atender mais de 300 prefeituras hoje. O ministro Milton Ribeiro está encantado com a grande representatividade dos prefeitos aqui em Gramado. É um dia de muito trabalho em que prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas podem esclarecer suas dúvidas sobre projetos, programas e políticas públicas que o Ministério da Educação disponibiliza para as cidades do Rio Grande do Sul. Realmente conseguimos trazer Brasília e toda a sua estrutura aqui para o sul, com atendimento individualizados, visando o desenvolvimento educacional de cada região”, destacou o presidente Eduardo Bonotto.

O ministro Milton Ribeiro agradeceu à Famurs pela mobilização realizada com os municípios gaúchos e disse estar positivamente impactado pelo grande número de participantes. Durante o encontro, o ministro anunciou a entrega, para os próximos meses, de mais de sete mil ônibus escolares para os municípios brasileiros e que, em breve, o MEC fará o anúncio de um programa inédito de robótica que envolverá as escolas gaúchas. "O MEC é para os brasileiros. Não sou político, nem candidato, estou aqui para servir a educação do país”, disse o ministro durante o seu discurso.

Atendimentos especializados

Ao entrar no salão da Expogramado, os gestores foram conduzidos pela equipe da Famurs para uma sala de trabalho, em que técnicos do Ministério da Educação e do FNDE realizaram atendimentos individualizados para as prefeituras do Rio Grande do Sul. As principais demandas estavam centralizadas em temas como o funcionamento do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC); o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); o Plano de Ações Articuladas (PAR 4); captações de recursos para as escolas, entre outros temas. Também houve a assinatura simbólica das Atas de Registro de Preços dos ônibus escolares.

O ministro Milton Ribeiro e o presidente Marcelo Ponte acompanharam de perto os atendimentos prestados, junto à equipe técnica do MEC/FNDE. Marcelo Ponte lembrou a importância do programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes. “Esses ônibus são especialmente desenvolvidos para o transporte dos estudantes em áreas rurais e urbanas, de forma segura e confortável. O Caminho da Escola é uma importante política educacional no combate à evasão escolar", ressaltou o presidente do FNDE. "Nós viemos para prestar o melhor apoio técnico. O que queremos é resolver qualquer pendência para que todos possam investir melhor os recursos", afirmou. 

Também presente, o senador Luis Carlos Heinze destacou que é preciso ficar atento com a retomada das aulas presenciais dos alunos gaúchos. "Um dos maiores prejuízos que pandemia produziu é o déficit educacional. Muitas crianças e jovens fora da sala de aula. Que bom que a Famurs, com o presidente Eduardo Bonotto, está trabalhando com campanhas pela retomada das aulas. E a grande quantidade de representantes das prefeituras aqui no evento mostra que os gestoreestão atentos com a educação”, disse Heinze.

Anfitrião do evento, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, agradeceu a presença dos colegas prefeitos. “Estou feliz em ver centenas de municípios gaúchos conhecendo Gramado”.

Câmaras temáticas 

Durante o evento, o presidente da Famurs anunciou a criação das câmaras temáticas de inovação e educação. O objetivo dos grupos será desenvolver ações em todo o RS que contribuam para o desenvolvimento de tecnologias nas duas áreas.

A Câmara Temática de Inovação da Famurs será composta pelos prefeitos de Restinga Seca, Paulo Ricardo Salerno; de Esteio, Leonardo Pascoal; de Dom Pedrito, Mário Augusto; e de Santo Ângelo, Jacques Barbosa. Já na Câmara Temática da Educação, os trabalhos serão realizados pelos prefeitos de Nova Santa Rita, Rodrigo Battisttela; de Muitos Capões, Professora Rita; de Santiago, Tiago Gorski; Carlos Barbosa, Everson Kirch; e de Quinze de novembro, Gustavo Stolte.

Informações da notícia

Data de publicação: 04/10/2021

Créditos: Voltaire Santos

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti