O Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis da cidade de Porto, António Ponte, explicou aos gestores que o trabalho de valorização e experiência turística de Portugal começa nas escolas

Como Portugal se transformou em uma potência turística e de valorização de seu patrimônio cultural? Com este tema, o Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis de Porto, António Ponte, explicou cases do país europeu para os prefeitos gaúchos.

O Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis da cidade de Porto, António Ponte, explicou aos gestores que o trabalho de valorização e experiência turística de Portugal começa nas escolas. “A partir de 2010, o planejamento português passa a inserir nas escolas o desenvolvimento cultural e valorização dos patrimônios históricos. E quando o povo português passa a se apropriar de sua histórica, aumenta sua capacidade de hospitalidade e boa recepção aos turistas”, ressaltou.

O papel dos centros interpretativos nos processos de valorização, dinamização e mediação do patrimônio cultural também foi abordado em palestra para os prefeitos gaúchos. “Temos aqui diversas regiões do Rio Grande do Sul que podem mergulhar em suas questões culturais e colherem bons frutos em seus municípios, como é o caso de Santo Ângelo nas Missões, de São Borja e agora de Restinga Sêca”, explicou.

António Ponte ressaltou também que Portugal vive neste momento o turismo de experiência compartilhada. “Ou seja, o turismo não busca apenas vivenciar e se apoderar de determinado destino, o visitante quer compartilhar em suas redes sociais, enviar para a família em grupos de WhatsApp, quer compartilhar de forma rápida a sua experiência em Portugal. Por isso, o país precisa fornecer Wi-Fi de qualidade, tomadas e disponibilizar uma conectividade real e instantânea para este turista”, esclarece.

Os influenciadores digitais também possuem um papel fundamental na construção e divulgação do turismo português. “Atores, atrizes e famosos podem muito bem relatar suas experiências e atrair seus fãs e seguidores para determinado destino”, disse Ponte.

Para o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, é preciso imprimir a cultura da inovação. “Foi gratificante termos essa aula sobre a cultura e o patrimônio histórico português. Em São Borja, estamos trabalhando no desenvolvimento de uma linda Cruz Missioneira para trabalhar fortemente o símbolo da nossa cidade. Acredito que o turismo e os aspectos culturais podem trazer um cenário de desenvolvimento para a nossa São Borja”, esclarece Eduardo Bonotto.

O presidente eleito da Famurs e prefeito de Restinga Sêca avalia a experiência como enriquecedora. “Estamos passando neste momento por uma mudança de chave em Restinga Sêca. O aprofundamento turístico é fundamental. O desenvolvimento das termas romanas, com propriedades medicinais ao lado de uma boa gastronomia com aspectos originais como o nosso azeite de oliva, vinhos e espumantes vai resultar na construção de uma narrativa fundamental para a atração de turistas do Brasil inteiro”, disse Paulinho Salerno.

Já o Prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, destacou a importância da construção de infraestrutura. “A nossa luta pelo desenvolvimento de aeroportos na região vai fazer com que esse turista venha mergulhar em nossos aspectos históricos”, afirma o prefeito Jacques.

Já o Vice-presidente da Famurs e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, avalia que os prefeitos gaúchos possuem um grande desafio. “Temos que avançar na cultura do frio em que todos buscam a Serra, e na cultura do verão onde todos buscam o nosso Litoral. Nós que não estamos nestas regiões, temos que desenvolver um enredo atraente com boa gastronomia e originalidade. Assim poderemos desenvolver o nosso município”, falou Maranata.

O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, avaliou como gratificante a palestra recebida. “É muito importante esta troca de experiências. Em Santa Rosa quero implementar o desenvolvimento turístico e cultural na área da soja. E aqui adquirimos boas ideias para transformarmos em ações em nossos municípios”, avalia Mantei.

O grupo que compõe a Missão Internacional possui a presença do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; do presidente eleito da Federação e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno; do vice-presidente e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; do superintendente Darlan Santos; do coordenador de turismo, Mário Nascimento; do coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos e do secretário de desenvolvimento econômico de Santa Rosa, Odaylson Eder.

Informações da notícia

Data de publicação: 30/05/2022

Créditos: Voltaire Santos

Compartilhe!