Bandeiras dos municípios gaúchos foram reunidas para celebrar os 200 anos de Anita Garibaldi e ficarão expostas até 14 de outubro

No alto do antigo Mercado Público da cidade, junto ao Largo José Cláudio Machado e de frente para a estação hidroviária do Catamarã. Esta foi a localização escolhida para a instalação do primeiro Pantheon Municipalista, inaugurado nesta quinta-feira (16/9) no município de Guaíba e formado pelas bandeiras dos municípios do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da Comissão do Bicentenário de Anita Garibaldi, que tem a Famurs como uma das entidades integrantes.

A escolha pelo dia 16 não foi por acaso. Além de estar no período dos festejos Farroupilhas, marca o aniversário de Domenico Menotti Garibaldi, primogênito e único filho gaúcho de Anita, nascido no município gaúcho de Mostardas no ano de 1840. 

O evento contou com a presença do prefeito de Guaíba e vice-presidente da Famurs, Marcelo Maranata, da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, da vice-prefeita, Claudinha Jardim, do secretário municipal de Turismo, Desporto e Cultura, Ivo Schergl Jr, da presidente da Comissão do Bicentenário, Elma Sant’Ana, do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, além de representantes de entidades tradicionalistas. Pela Famurs, também participou do evento o assessor técnico de Cultura da entidade, Vinicius Brito. 

Pantheon ficará montado até outubro

A estrutura com as bandeiras dos municípios gaúchos ficará montada até o dia do aniversário de Guaíba, que completa 95 anos de emancipação administratriva no dia 14 de outubro. No momento, o Pantheon faz parte do Sarandeio Farroupilha, conjunto de eventos promovidos pela prefeitura para celebrar a Revolução Farroupilha. 

Coube à area técnica de Cultura da Famurs a busca pelas bandeiras dos 497 municípios, a partir de pedidos realizados no primeiro semestre para os gabinetes dos prefeitos e prefeitas, além dos dirigentes municipais de Cultura. Enviados pelas prefeituras para a sede da federação, em Porto Alegre, os lábaros foram armazenados e catalogados antes da instalação do Pantheon.

Informações da notícia

Data de publicação: 16/09/2021

Créditos das Fotos: Adriano Madruga/PM Guaíba e Rafael Varela/Sedac

Compartilhe!