Ao todo 107 municípios inscritos, 41 finalistas e 10 vencedores.
Os dez municípios do Rio Grande do Sul vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – PSPE, foram anunciados hoje, quarta-feira (27), na sede Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. O presidente da Federação das Associações de Municípios do RS - FAMURS e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, marcou presença na 12ª edição do evento.
- Em nome da Famurs, representando as 27 associações das regiões dos 497 municípios gaúchos, quero agradecer ao Sebrae pela iniciativa e pela oportunidade de parceria em projetos que fazem a diferença nos municípios do Rio Grande do Sul, permitindo transformar a realidade dos gaúchos e da nossa gestão, ressaltou o presidente Orsi.
O Prêmio Prefeituras Empreendedoras reconhece o trabalho dos municípios em 10 categorias: Governança Territorial; Compras Governamentais; Inclusão Produtiva; Empreendedorismo Rural; Empreendedorismo na Escola; Sustentabilidade e Meio ambiente; Sala do Empreendedor; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Turismo e Identidade Territorial e, Cidade Empreendedora.
Ao todo, 107 projetos de municípios gaúchos se inscreveram para obter o reconhecimento. Na solenidade foram premiados primeiramente os 41 municípios finalistas, em reconhecimento pela relevância dos trabalhos apresentados e, após consagrados pelos melhores projetos os 10 municípios vitoriosos que receberam o Prêmio Prefeituras Empreendedoras do RS.
A premiação, realizada pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais, que visam melhorar o ambiente de negócios, o fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.
Os projetos inscritos passaram por avaliações técnicas, duas pré-seleções e visitas técnicas, até chegar ao julgamento final. Os vencedores das dez categorias da 12ª edição da premiação seguem para a disputa nacional, que será realizada no mês de junho, em Brasília.
Segundo o presidente da Fecomércio e também presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, o papel do Sebrae no apoio e fomento ao micro e pequeno empresário passa pela parceria com as prefeituras, por isso a importância da iniciativa do Prêmio Prefeituras Empreendedoras.
- É nas cidades que está o empreendedor. São mais de cinco mil prefeituras no Brasil e todas elas têm pequenas empresas. Então essa parceria, agora com o nome de Prefeitura Empreendedora, é um projeto de governo para propagar e melhorar o empreendedorismo”, destacou Bohn.
Durante o evento, a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros contribuí-o, em sua fala, ressaltando que o principal objetivo da premiação é dar destaque aos projetos implementados através das Prefeituras.
- Sabemos que existem muitas prioridades dentro dos municípios e precisamos reconhecer e compartilhar essas boas práticas. Então, nesse momento, a gente celebra isso e reforça o papel do Sebrae no apoio desses gestores públicos, concluiu a gerente do Sebrae Janaína Zago .
Municípios Premiados
- Governança Territorial: Consórcio Intermunicipal formado por Frederico Westphalen, Palmitinho, Caiçara, Vicente Dutra, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre e Pinheirinho do Vale.
- Compras Governamentais: Marau.
- Inclusão Produtiva: Caixas do Sul.
- Empreendedorismo Rural: São José do Norte.
- Empreendedorismo na Escola: Condor.
- Sustentabilidade e Meio Ambiente: Santiago.
- Sala do Empreendedor: Estância Velha.
- Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo: Porto Alegre.
- Turismo e Identidade Territorial: Encantado.
- Cidade Empreendedora: Venâncio Aires.
Prêmio Prefeituras Empreendedoras
Desde 2001, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
Realizado a cada dois anos, o PSPE reconhece práticas e experiências de gestão com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial em prefeituras municipais de todo o Brasil.
O PSPE é estruturado em dez categorias e as prefeituras podem concorrer mediante envio de projeto técnico que inclui uma lista de documentos e evidências que comprovem que o projeto está sendo executado e com resultados.
Os projetos enviados são avaliados de acordo com uma matriz previamente informada pelo edital de convocação e os projetos pré-selecionados são submetidos a uma visita técnica em que os consultores do Sebrae avaliam se o que foi enviado na fase documental acontece na prática. Após visita técnica, são definidos três finalistas para cada categoria.
Informações da notícia
Data de publicação: 27/03/2024
Créditos: Aminie Cardoso - MTB 1567
Créditos das Fotos: Weslei Fillmann