A parceria visa construir um diagnóstico das políticas públicas desenvolvidas para as mulheres nos municípios gaúchos.

Uma parceria da Famurs e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) está oportunizando um diagnóstico atualizado das políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres no Rio Grande do Sul. A organização da pesquisa é do CEDM em parceria com uma rede de pesquisadoras de universidades públicas e privadas (UERGS, UFRGS, UCEPEL, UNIPAMPA, UCPEL, UFPEL, UFSM, FURG, UFFS, UNISINOS, PUCRS, FEEVALE e ULBRA), bem como Institutos Federais do RS (IFRS, IFSul e IFFar) e FAMURS. Foram elaborados dois formulários online, um para o preenchimento das Prefeituras e outros aberto para a sociedade civil em geral. O prazo para o envio do formulário respondido encerra-se no dia 10/10. 


O objetivo é levantar informações sobre a oferta de serviços, a condição de acesso, as responsabilidades dos entes federados e a articulação entre políticas, como saúde e assistência social. O questionário foi desenvolvido pela Rede de Pesquisadoras Núcleos e Universidades, CEDM e conta com o apoio da Famurs para ser aplicado nos municípios gaúchos. 


De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Gênero da Famurs, Mirian Fonseca, o questionário vai mapear a situação dos municípios em relação às políticas públicas para as mulheres. “Pedimos atenção dos municípios para que todos participem. É uma etapa importante para que a oferta de serviços seja qualificada”, avaliou. 


Além disso, o resultado do diagnóstico também será publicado no site da Famurs. “As informações serão disponibilizadas em uma mapa no portal da entidade, em que será possível consultar com apenas um clique os dados por município. Além de agilizar a consulta, a plataforma facilita visualmente a compreensão do cenário atual das políticas no estado”, acrescentou Mirian.


A Famurs encaminhou pedido de informações para o e-mail das prefeituras, cadastrado junto ao nosso setor de pesquisa, que deverá ser repassado ao setor que atende a área da mulher. As informações recebidas pela Famurs serão encaminhadas ao Conselho Estadual para compilação dos dados. O formulário completo da pesquisa está sendo encaminhado através do email do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres. 

Informações da notícia

Data de publicação: 02/10/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti