A Casa Famurs na Expointer reuniu gestores municipais de Agricultura e Meio Ambiente para debater programas, avanços e desafios do setor.

A área técnica de Agricultura e Meio Ambiente da Famurs promoveu encontro dos secretários municipais durante a programação da 46ª Expointer. O objetivo foi discutir programas, avanços e desafios do setor. No encontro, foram abordados temas como o Programa Poço Legal; os editais do Avançar no Agro; a reestruturação da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS; e as ações de fomento da Emater. 

Para o presidente da Famurs, Luciano Orsi, a Expointer representa a força do trabalho do campo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, sendo uma feira, que a cada ano, supera seus recorde de negócios e de público. Citou ainda a conquista da Portaria nº 66/2023, da Secretaria da Fazenda do RS, que manteve os critérios utilizados para o cálculo do Valor Adicionado Fiscal (VAF) do Sistema Integrado de Produção Primária. “É uma conquista importante do setor que beneficia mais de 200 municípios”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Ronaldo Santini, ponderou que o patamar que o agro conquistou no estado se deve a um trabalho que começou lá atrás, a partir de programas de certificação dos produtos gaúchos, liderados pela Emater. “Hoje nossa produção agroindustrial cresceu, comandada por mulheres, que eram as cozinheiras e costureiras da família, e hoje são empresárias que têm renda e independência financeira. Da mesma forma por jovens, que saíram para estudar e voltaram para propriedade rural”, relatou. Citou ainda que a grande quantidade de agroindústrias tem despertado interesse de outros estados e países. “Nossa agenda na Expointer está intensa, querem conhecer as nossas experiências, e todo esse resultado começa com o trabalho feito nos municípios”, pontuou.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Panambi e presidente do Consema, Rafael de Oliveira, na sua fala de abertura, se dirigiu aos secretários municipais que formaram o público presente. “Grande parte do sucesso das gestões municipais é o quanto a gente conversa e troca experiências. A força da união, para resolver os problemas dos municípios, é a força do municipalismo”, avaliou Rafael.

Na mesa de abertura, o superintendente de Assuntos Municipais, Clemir Rigo, também sublinhou o papel do setor para a economia gaúcha. “Se não fosse pelo agro e pela iniciativa dos municípios, com certeza não aconteceria o crescimento do nosso estado. Portanto, esse é um encontro especial para refletir como os municípios podem atuar para aumentar a produção do nosso estado”, afirmou. 

O Programa Poço Legal, de regularização de poços, do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) foi apresentado pelo geólogo Rodrigo Saraiva e pelo engenheiro de Minas Leandro Luiz Reinehr. O objetivo é apoiar os municípios a realizarem o processo para regularização, que se dá por meio do pedido de autorização para o uso da água. Na oportunidade, a Famurs reiterou o pedido à SEMA de ampliação do programa de regularização de poços para disponibilizar auxílio técnico e financeiro para os municípios regularizarem os poços, no âmbito do Programa Poço Legal.  

Os novos editais da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) dentro do Programa Avançar Agro, Supera Estiagem, foram apresentados pelo  diretor geral adjunto da Seapi, Clair Kuhn, e o diretor do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água da Seapi, Jacir Mello. O diretor-geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Cristiano Candaten, apresentou os programas, avanços e desafios na reestruturação da SDR. O assessor da Diretoria Técnica da Emater/RS-Ascar, Célio Colle, apresentou as ações de fomento da Emater aos municípios. As apresentações em pdf estão disponíveis abaixo.

Famurs na Expointer

A Casa Famurs fica localizada na Quadra 12, em frente ao Pavilhão Internacional, e ficará aberta para atendimento ao público de 26 de agosto a 3 de setembro, das 8h até às 18h. As atividades da Casa Famurs recebem patrocínio do Badesul, BRDE, Governança Brasil, Sistema Iris e Caixa. Também recebe apoio do Banrisul e Planalto Transportes.

Informações da notícia

Data de publicação: 31/08/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti

Compartilhe!