O presidente da Famurs e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, avaliou de forma positiva a suspensão parcial da Lei Kiss.

O presidente da Famurs e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, avaliou de forma positiva a suspensão parcial da Lei Kiss. “Essa decisão demonstra que é preciso tratarmos o assunto não só com a emoção, mas também com a razão. Não podemos prejudicar as pessoas por causa da tragédia”, afirmou Andres. O dirigente também destacou a nova lei de prevenção contra incêndios engessou a concessão de licenças para novos estabelecimentos nos municípios gaúchos. De acordo com estudo da Famurs, o Rio Grande do Sul possui mais de 30 mil pedidos emperrados em função da nova lei.

Andres ainda lembrou que a Federação já havia alertado, em outubro de 2013, sobre a necessidade de revisão da proposta. Na ocasião, a entidade apresentou 12 sugestões ao projeto que foram entregues ao então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen. Nesta sexta-feira (16/5), o Tribunal de Justiça (TJ/RS) divulgou a decisão do Órgão que suspendeu parte da Lei Complementar 14.376/2013. Com a liminar, todos os municípios poderão voltar a conceder licenças provisórias a estabelecimentos, enquanto o Corpo de Bombeiros não emite o alvará definitivo de funcionamento.

Sancionada no dia 27 de dezembro de 2013, a Lei Kiss estabeleceu novas regras de proteção contra sinistros. Entre as medidas, o artigo 5º da legislação proibia a concessão de autorizações provisórias. Ajuizada por 55 prefeituras do RS, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) questionava diversos itens da lei. Conforme o relator do processo, desembargador Eugênio Facchini Neto, a legislação foi elaborada às pressas devido à ânsia de dar uma resposta à sociedade. “A enorme pressão pública fez com que a tramitação fosse mais rápida do que o que ocorre com outras leis”, declarou o magistrado.

A Lei Estadual 14.376 foi aprovada como uma resposta à tragédia de Santa Maria, que vitimou 242 jovens, após incêndio na boate Kiss, no dia 27 de janeiro de 2013.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3230.3158 ou pelo e-mail [email protected].

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Lei Kiss

Informações da notícia

Data de publicação: 16/05/2014