O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, esteve reunido nesta terça-feira (12/9), com o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, deputados gaúchos e o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin.

O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, esteve reunido nesta terça-feira (12/9), com o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, deputados gaúchos e o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin. Durante o encontro, o presidente Salmo demonstrou preocupação com a possibilidade de fechamento de 56 zonas eleitorais no Rio Grande do Sul. Inicialmente, esse era o número estimado pelo Tribunal Regional do RS (TRE-RS). “Estamos apreensivos com o possível aumento de abstenções e casos de delitos eleitorais”, justificou Salmo.

O ministro Gilmar Mendes afirmou, durante a reunião, que o processo de reestruturação das zonas eleitorais é necessário em todo o país, mas admitiu rever casos específicos onde a diminuição se demonstrar inviável. “Os municípios não ficarão desassistidos, pois continuarão existindo postos de atendimento ao eleitor, explicou o ministro.

A Famurs é contrária à extinção de zonas eleitorais no RS. A resolução 23.422 do Tribunal Superior Eleitoral, ameaça o funcionamento de 22, das 173 zonas eleitorais do RS, segundo dados do TRE-RS. “Aguardamos uma redução menor do que a proposta inicialmente”, afirmou o presidente Salmo.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 13/09/2017