A Famurs, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, oferece um curso de qualificação para farmacêuticos que atuam nas redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde.

A Famurs, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, oferece um curso de qualificação para farmacêuticos que atuam nas redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde. O primeiro módulo do treinamento foi realizado nesta quinta-feira (21/8), na sede da Federação. Entre outros assuntos, o curso prioriza a experiência dos municípios na redução de ações em saúde por medicamentos gratuitos. Com 113 mil processos em tramitação, Rio Grande do Sul concentra 51% das ações de todo o país envolvendo tratamentos médicos e remédios. Ao todo, 64% dos R$ 316 milhões gastos com remédios pela Secretaria de Saúde do RS até setembro de 2013 foram via judicial. Com essa verba seria possível erguer 128 postos de saúde.

O presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da assistência farmacêutica nos municípios. Menegaz se comprometeu a dar andamento ao termo de cooperação assinado com o Conselho Regional de Farmácia que visa promover ações conjuntas de capacitação dos servidores para a área de saúde farmacêutica. Ao felicitar o Dr. Martim Schulze, Coordenador do Comitê Executivo Estadual do Fórum Nacional da Saúde do Conselho Nacional de Justiça, e a Dra. Paula Pinto de Souza (primeira a esquerda), da defensoria pública, Menegaz agradeceu o esforço que vem sendo feito para reduzir as ações judiciais na área da saúde. “É importante a cooperação de todos os entes envolvidos para evitar o ajuizamento de ações que, muitas vezes, podem ser resolvidas sem envolver a justiça”, disse o presidente. Também compuseram a mesa a presidente da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Farmácia do RS, Luciana Legg e a representante da Coordenação da Política de Assistência Farmacêutica (CPAF), Ana Carolina Almeida.

O treinamento continua em outras três datas: 25 de setembro, 16 de outubro e 27 de novembro de 2014.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

Gestores apresentam ações bem sucedidas de prefeituras para a redução dos processes judiciais por medicamentos gratuitos

Informações da notícia

Data de publicação: 21/08/2014