O presidente da Famurs, Valdir Andres, avaliou negativamente a primeira etapa do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde.

O presidente da Famurs, Valdir Andres, avaliou negativamente a primeira etapa do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. O prefeito disse que o governo federal errou ao desconsiderar a experiência dos gestores municipais na elaboração do projeto.

Segundo Andres, a solução não pode ser imposta de cima para baixo. “Enquanto o governo não restabelecer a saúde financeira dos municípios, não haverá solução mágica para a falta de médicos”, argumentou.

Andres defende a ampliação dos investimentos da União em saúde, o aumento do repasse de verbas às prefeituras e a maior participação dos gestores municipais no debate sobre o tema. “Quem conhece o problema da saúde é o prefeito. Nunca fui convidado (pelo governo federal) para nenhuma reunião”, reivindica o presidente.

No Rio Grande do Sul, apenas 9% da demanda dos municípios foi suprida pelo programa Mais Médicos. Conforme balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (15/8), das 1.323 vagas abertas pelas prefeituras gaúchas, somente 119 foram preenchidas. Dos 346 municípios inscritos, apenas 41 foram contemplados pelo programa.

O programa Mais Médicos prevê a contratação de mais profissionais da saúde para atuar em pequenos municípios e regiões periféricas.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Genéricas saúde

Informações da notícia

Data de publicação: 15/08/2013