Uma pesquisa realizada pela Famurs no dia 26 de junho, durante o 33º Congresso de Municípios, apontou que um terço das prefeituras gaúchas não conta com médicos concursados.

Uma pesquisa realizada pela Famurs no dia 26 de junho, durante o 33º Congresso de Municípios, apontou que um terço das prefeituras gaúchas não conta com médicos concursados. Segundo o levantamento, 32% dos 111 prefeitos que responderam o questionário afirmou que o município não dispõe de nenhum clínico geral no quadro de funcionários.

Para o presidente da Federação e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres a solução independe da importação de médicos estrangeiros. Pessoalmente, ele acredita que a medida proposta pelo governo federal não resolve os problemas na saúde. “Não resolve o problema da espera por cirurgias, das filas para internação, da falta de equipamentos e da falta de remédios”, justificou.

Andres defende a criação de um plano de carreira para os médicos e a ampliação dos investimentos federais na saúde municipal. Atualmente, enquanto a lei obriga os municípios a investirem 15% do orçamento na saúde, a União aplica, em média, apenas 5%. “Se o governo federal botar dinheiro nos municípios, tá resolvido”, concluiu.

A posição oficial da nova diretoria da Famurs sobre a contratação de médicos estrangeiros será definida na próxima Assembleia Geral de prefeitos, no final do mês de julho.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Genéricas saúde

Informações da notícia

Data de publicação: 03/07/2013

Compartilhe!