O objetivo do Ministério da Saúde é definir o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria de enfermagem.

Os gestores municipais têm o prazo até quinta-feira, dia 29/06, para atualizar as informações dos profissionais de enfermagem da rede própria e conveniada em uma nova ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Saúde. O mecanismo foi desenvolvida pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), integrada ao sistema InvestSUS Gestão. Somente os dirigentes com senha de acesso ao sistema poderão proceder a atualização.

A nova funcionalidade permitirá ao Ministério da Saúde mapear os profissionais de enfermagem por estado e regiões de todo o país, e desta maneira definir os critérios para o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria, de forma mais eficaz. 

Partindo das informações pré-carregadas, os responsáveis terão dois caminhos: fazer a atualização individualmente, modificando as informações de cada colaborador, ou por lote, carregando uma planilha com todos os dados a serem atualizados. Essa solução foi desenvolvida pelo FNS a partir do diálogo do Ministério da Saúde com os representantes de estados e municípios, por meio da articulação com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). 

O InvestSUS Gestão é uma ferramenta desenvolvida para simplificar o acompanhamento e a gestão dos recursos federais destinados ao SUS, projetadas e personalizadas para atender a diversas demandas e públicos-alvo, permitindo o acompanhamento das etapas das propostas e funcionando como um importante aliado no gerenciamento eficiente dos recursos. 

Informações da notícia

Fonte: Ministério da Saúde

Data de publicação: 27/06/2023

Créditos: Assessoria de Comunicação