A ferramenta Oportuniza Assistência Farmacêutica já está disponível no portal da Famurs para uso das prefeituras e acesso dos cidadãos

Com o auditório lotado com prefeitos, secretários de saúde, farmacêuticos e procuradores jurídicos municipais, a Famurs lançou nesta terça-feira, dia 29/11, o sistema Oportuniza Assistência Farmacêutica. A iniciativa conta com a parceria do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) e da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE). A ferramenta já está disponível no portal da Famurs para uso das prefeituras e acesso dos cidadãos.


Representando o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, o coordenador geral da Famurs, Ademir Baretta, destacou que a ferramenta vai ajudar a construir atalhos para superar dificuldades da área da Saúde nos municípios. “Nosso objetivo é compartilhar informações, auxiliando as gestões municipais na área da Saúde”, resumiu. 


A presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS), Maria Letícia Raupp dos Santos, lembrou que a parceria com a Famurs teve início em 2013, quando foi criado um grupo técnico de apoio aos municípios, que resultou em um termo de cooperação com a Famurs em uma parceria consolidada. “ A assistência farmacêutica tem crescido nos municípios, quando ela é planejada e organizada, gestão de estoque, melhoria de processos, reduzindo a judicialização dos medicamentos”, destacou.


A diretora do CRF/RS, Zelma Padilha, relatou que o trabalho conjunto com a Famurs, teve início com o entendimento sobre as dificuldades dos municípios devido à judicialização e avançou para obtenção de dados para subsidiar ações em apoio aos municípios. “Quando se tem seriedade e propósitos, as parcerias avançam. É o caso do CRF e da Famurs. Somos um órgão fiscalizador, mas com sensibilidade para alcançarmos um denominador comum”, avaliou.


O coordenador técnico da Saúde da Famurs, Paulo Azeredo, comemorou o resultado do trabalho de cooperação entre as entidades parceiras do programa Oportuniza.  “O sistema foi desenvolvido para auxiliar na gestão da assistência farmacêutica municipal, promovendo humanização no atendimento, qualidade e a transparência das informações à população”, destacou. Em seguida, apresentou um vídeo desenvolvido pela Comunicação Social da Famurs que explica objetivos, benefícios e funcionalidades da nova plataforma, bem como um tutorial de como utilizar a nova ferramenta.


Ao final, foi assinado termo de cooperação entre a Famurs e o Conselho Regional de Farmácia - CRF/RS para a divulgação das vagas municipais de farmacêuticos aos profissionais devidamente registrados. Este termo também tem por objetivo homologar o grupo condutor da Assistência Farmacêutica da Famurs e do CRF que conta com a participação de farmacêuticos municipais e representantes das duas instituições. Representou a Famurs na assinatura do termo, o vice-presidente da Famurs e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker.


A plataforma dá acesso às listas de medicamentos oferecidos pelo SUS, adquiridos pelo governo federal, estadual e municipal, e permite identificar quais medicamentos estão disponíveis, com atualização realizada diretamente pelas equipes dos municípios, em cada unidade de distribuição, com seus horários de funcionamento.A ferramenta visa melhorar a dispensação de medicamentos no RS, apresentar os índices de investimento municipal na área da saúde, descomplicar o acesso dos medicamentos à população, com funcionalidades como geolocalização da unidade de saúde, horário de funcionamento das farmácias municipais, quais medicamentos estão disponíveis na rede e em processo de aquisição, oferecendo em um clique a melhor rota de acesso ao ponto de retirada do medicamento. 


Outro benefício é a possibilidade de reduzir a judicialização da saúde. Com o novo sistema, o Poder Judiciário terá acesso ao rol de medicamentos disponíveis de responsabilidade básica, especializada e estratégica do SUS, podendo verificar e requerer ao ente responsável pelo seu fornecimento. A expectativa é impactar de forma positiva também sobre as finanças municipais, ao facilitar o controle, monitoramento e planejamento dos municípios, evitando o desperdício de recursos públicos.


O Oportuniza Assistência Farmacêutica é mais uma ferramenta do Oportuniza Saúde, criado em 2019, quando foi lançado o Oportuniza Vagas, que disponibiliza no portal da Famurs vagas de trabalho para evitar a falta de profissionais de saúde nos municípios.  


A empresa Visãoi Sistemas Web foi a desenvolvedora do projeto, trabalhando em conjunto com o coordenador Paulo durante meses para encontrar um modelo que fosse intuitivo, permitindo aos municípios preencher as informações de forma rápida e eficiente. Para o gestor da Visãoi, Fábio Elias Locatelli, este projeto está totalmente alinhado com o propósito da empresa, que é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia. "Além disso, é uma satisfação enorme criar uma ferramenta e ver ela sendo utilizada pela população e principalmente, de grande utilidade social", enfatizou.

Informações da notícia

Data de publicação: 29/11/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti