Pedidos foram realizados ao vice-governador em reunião virtual

O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, se reuniu com o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior. Na oportunidade, os gestores trataram sobre as demandas provenientes da estiagem, concurso público da Polícia Civil, além da preocupação quanto aos contratos de médicos legistas e auxiliares. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (18/1) de forma virtual.

Entre os pedidos, a Famurs solicita a continuidade ao plano de reposição do efetivo na segurança pública; a ampliação do cronograma de nomeações divulgados no programa RS Seguro; e a prorrogação dos concursos vigentes dentro da legalidade. De acordo com Bonotto, o pedido parte do impacto na esfera de segurança pública da população, visto déficit nas diversas áreas de segurança, que já foram minimizadas nos últimos anos, mas que ainda possuem defasagens.

Segundo Ranolfo, o concurso foi suspenso e os chamamentos estão sendo avaliados conforme as possibilidades previstas no regime de recuperação fiscal do Estado, que impede novas contratações até sua homologação.

Outro ponto destacado por Bonotto é em relação aos contratos de médicos legistas e auxiliares do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS), que vence em março. Ranolfo destacou a dificuldade de encontrar candidatos para preencher as vagas de concurso em diversos municípios, principalmente no interior do estado, e apontou que a solução talvez seja, em um próximo concurso, regionalizar as vagas. O vice-governador ficou de averiguar a possibilidade de prorrogar ou renovar os contratos emergenciais, conforme a legalidade da legislação atual.

Na ocasião, também trataram sobre os efeitos da estiagem nos municípios gaúchos e a preocupação dos gestores no agravamento da seca e das queimadas no últimos dias. Por fim, o presidente Bonotto agradeceu a atenção do vice-governador, que ficou de dar retorno dos pleitos o mais breve possível.

Informações da notícia

Data de publicação: 18/01/2022

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Ellen Renner

Compartilhe!