Valor visa reduzir demanda reprimida nos municípios, como realizações de cirurgias, consultas e exames

A Famurs e governo do Estado estão construindo uma proposta de aporte financeiro com intuito de sanar a demanda reprimida de média complexidade dos municípios na área da saúde. O anúncio será formalizado em breve pelo governo estadual, buscando reduzir a grande fila de espera por atendimento especializado proveniente do fechamento dos serviços pela covid-19. O anúncio da possibilidade de novos recursos para a saúde foi realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS) durante a Assembleia de Prefeitos, na Famurs em 4 de novembro.

O Estado também deve anunciar em breve a proposta de pagamento dos valores não empenhados pelo Estado no período de 2014 a 2018, referente a participação estadual na manutenção dos programas municipais de saúde.

Seguindo a Resolução CIB nº 135/2019, os municípios poderão utilizar o valor como recurso livre, mas o Estado sugeriu que os municípios utilizem um percentual do valor que receberão para auxiliar na redução da demanda reprimida.

Adesão maciça

Considerando a proposta do Estado para reduzir a demanda reprimida, 90% dos municípios gaúchos pretendem aplicar parte do valor a receber do Estado junto aos prestadores de serviços. O levantamento, realizado pela área técnica de Saúde da Famurs, aponta que a maioria dos gestores deverão optar por destinar um percentual do repasse para realizações de cirurgias, consultas e exames visando atender a população nas áreas com maior fila e tempo de espera.

Informações da notícia

Data de publicação: 17/11/2021

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!