Anúncios foram realizados, nesta sexta-feira (5/2), durante o Diálogos Virtuais, evento que faz parte do Encontro RS Cidades promovido pela Famurs e governo do Estado

Nesta sexta-feira (5/2), a Famurs e governo do Estado promoveram o último Diálogos Virtuais com os prefeitos gaúchos. O evento, que faz parte do Encontro RS Cidades, tem o objetivo de discutir com os municípios gaúchos ações para o enfrentamento da pandemia de covid-19 nas áreas de saúde e educação.

Participaram os gestores das associações Assudoeste, Amzop, Ampla, Amcserra, Asmurc e Granpal. O diálogo foi realizado com os secretários de Saúde, Arita Bergamann; de Educação, Faisal Karan; e de Apoio e Articulação aos Municípios, Agostinho Meirelles, e contou com a mediação da vice-presidente da Famurs, Fábia Richter. Também participaram representantes do Ministério Público (MP/RS).

 

Atualização do transporte escolar

A pedidos dos gestores, a Secretaria de Saúde realizou uma atualização da nota informativa de recomendações para prevenção e controle de infecções no transporte escolar. As recomendações na nota são de adequações, cuidados com rotas e passageiros e higienização dos veículos. Com a atualização, o limite de ocupação também muda e deixa de ser 50%. O transporte escolar passa a respeitar o limite de passageiros de acordo com a determinação do protocolo de Distanciamento Controlado.

Novas doses da vacina

A secretária Arita atualizou os prefeitos de que o RS receberá, neste fim de semana, novas doses da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Com as doses, o Estado irá completar mais uma etapa dos profissionais de saúde, imunizando 78% dos trabalhadores da área, e deve iniciar a vacinação dos idosos acima de 85 anos.

Posicionamento MP

O Ministério Público mais uma vez manifestou que defende a ideia de retorno das aulas presenciais, porém é imprescindível o cumprimento dos protocolos estabelecidos pelas secretarias de Educação e Saúde.

 

 

 

Informações da notícia

Data de publicação: 05/02/2021

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti