Na manhã desta sexta-feira, uma vídeo-conferência vai reunir o governador Eduardo Leite, o presidente da Famurs, Dudu Freire, e os prefeitos que presidem as 27 associações regionais do Rio Grande do Sul.

Na manhã desta sexta-feira, uma vídeo-conferência vai reunir o governador Eduardo Leite, o presidente da Famurs, Dudu Freire, e os prefeitos que presidem as 27 associações regionais do Rio Grande do Sul. No encontro virtual, a Famurs vai propor que o Estado e os 497 municípios gaúchos tenham um único decreto para reger as medidas de prevenção e combate à Covid-19.

Para o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, a medida é fundamental no enfrentamento à pandemia, para que se tenha um ambiente mais seguro juridicamente, proporcionando mais estabilidade e clareza nas relações entre particulares, governo estadual e Municípios, diminuindo as tensões sociais.

Dudu salienta ainda que cabe ao governador a definição de regras uniformes para todos os municípios, definindo os serviços que deverão ou não funcionar e de que maneira: “quem tem que ditar as regras é o governo do Estado, pois é ele que detém as informações técnicas sobre a pandemia e também o balanço dos prejuízos econômicos”, afirmou o presidente.

Já o vice-presidente da entidade e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, ressalta que o Governador deve liderar os prefeitos neste momento: “O governador é o líder. Nosso guia nesse momento tão difícil. Os prefeitos só querem proteger a sua população. Por isso, quem pode nos dizer o melhor a fazer nesse momento, é quem tem os dados técnicos, ou seja, a secretaria estadual da saúde”, finalizou Maneco.

Informações da notícia

Data de publicação: 26/03/2020

Compartilhe!