O presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, participou na terça-feira (29/1) da primeira Assembleia Geral Ordinária do ano realizada pela Associação dos Municípios da Região Fronteira Oeste (Amfro), sob a presidência do prefeito d...

O presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, participou na terça-feira (29/1) da primeira Assembleia Geral Ordinária do ano realizada pela Associação dos Municípios da Região Fronteira Oeste (Amfro), sob a presidência do prefeito de Barra do Quaraí, Iad Choli. Estiveram presentes prefeitos e vice-prefeitos que representam os 13 municípios associados, além do prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes.

Na ocasião constatou-se, mais uma vez, que uma das principais preocupações dos gestores são os constantes problemas de repasses na área de saúde, pois além de ser um grande entrave administrativo, afeta diretamente a população mais carente de suas cidades. Outro ponto debatido no encontro foi o programa Mais Médicos, devido a falta de reposição dos profissionais após a saída dos médicos cubanos.

Além dos prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, a reunião teve a presença do secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, no qual se colocou em inteira disposição para ampliar os diálogos como os gestores, e buscar resoluções mais ágeis quanto aos pleitos referidos. O presidente da Famurs, Antonio Cettolin, em sua fala intensificou sua proposta enquanto gestor da federação ao dizer que “a Famurs é dos municípios, trabalha para todos os municípios do Rio Grande do Sul. Ela tem poder! Portanto deve ser transparente, objetiva e funcional para buscar ações fortes perante o governo estadual e federal, na busca de soluções para seus associados”.

Na pauta principal, constava a eleição de novo presidente da Amfro. Por aclamação, foi eleito o prefeito Eduardo Bonotto, de São Borja. “Quero com o mesmo compromisso que assumi ao trabalhar por São Borja, levar com responsabilidade os pleitos da nossa região e municípios. Nossas cidades são diferentes, mas nossas angústias e problemas parecidos. Trabalhar para minimizar os problemas e focar no desenvolvimento desta região importante e muitas vezes esquecida será nossa missão”, disse o presidente eleito.

No final, aconteceu um ato de grande emoção, os presentes participaram de uma linda homenagem póstuma à prefeita de Alegrete, Cleni Paz da Silva; onde o presidente Iad Choli, apresentou uma placa que a associação fez em sua homenagem, a ser levada pelo atual prefeito do município, Márcio Fonseca do Amaral, para ser entregue aos parentes mais próximos. “A querida, batalhadora, colega e amiga Cleni Paz da Silva, deixa aberta uma grande lacuna na lembrança e na vida de todos. Os que ficam, permanecem, contudo, com o singular privilégio de tê-la conhecido”.

Informações da notícia

Data de publicação: 01/02/2019

Compartilhe!