A Famurs, preocupada com os municípios que possuem Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPAs), com obras concluídas e fechadas, promoverá na próxima terça-feira (24/10), em sua sede,atendimentode orientação aos gestores municipais com o coordenador...

A Famurs, preocupada com os municípios que possuem Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPAs), com obras concluídas e fechadas, promoverá na próxima terça-feira (24/10), em sua sede,atendimentode orientação aos gestores municipais com o coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Haroldo Poleti. “O encontro visa buscar esclarecimentos com a União para solucionar o problema, que assola nove cidades gaúchas de regiões distintas no Estado”, explica o presidente da Federação, Salmo Dias de Oliveira.

As UPAs foram idealizadas em 2009, quando os hospitais e postos de saúde estavam lotados, diante da epidemia proveniente do Aedes Aegypti. De acordo com o assessor técnico da Famurs na área da Saúde, Paulo Azeredo Filho, na época, o governo federal dispunha de grandes recursos e a questão política interferiu bastante, ofertando aos municípios a instalação destas Unidades. “Ocorre que já se passou quase uma década e a situação financeira mudou, sendo necessária uma nova viabilidade para estas estruturas, visando a economia e as necessidades da Saúde nos municípios”, argumenta.

A Famurs tem buscado soluções com os governos estadual e federal, diante da realidade e necessidade atual dos municípios para resolver esta problemática, tendo em vista a falta de repasses e reajustes de financiamentos. Na última terça-feira (17/10), o prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, buscou orientações na Famurs sobre a possibilidade de devolução dos recursos da UPA para a utilização da estrutura como Centro de Especialidade Municipal – 12 horas. Após o encontro, foram atendidos pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, para encaminhamentos diante do pleito, onde a estrutura será utilizada para qualificar o atendimento municipal.

Genéricas UPAs

Informações da notícia

Data de publicação: 18/10/2017

Compartilhe!