A Área técnica de saúde da Famurs disponibiliza orientação técnica aos municípios gaúchos interessados em devolver ao Ministério da Saúde os recursos investidos na construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A Área técnica de saúde da Famurs disponibiliza orientação técnica aos municípios gaúchos interessados em devolver ao Ministério da Saúde os recursos investidos na construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As prefeituras que desejarem fazer o processo, devem seguir as informações contidas na portaria 1.751/2002 e referenciá-lo no conselho municipal de saúde. O município interessado também deve propor um novo formato de utilização da estrutura da UPA, que passará a funcionar como posto de saúde ou centro de especialidade, conforme a realidade local.

Saiba mais: Ministério da Saúde flexibiliza regras para o funcionamento das UPAs

Atualmente, 11 UPAs estão prontas, mas permanecem fechadas no Rio Grande do Sul por falta de recursos. De acordo com o assessor técnico da área da saúde da Famurs, Paulo Azeredo Filho, o problema acontece devido a atrasos nos repasses estaduais e porque o valor investido pelo Governo Federal para a manutenção do serviço é insuficiente. Conforme levantamento da Famurs, as prefeituras são obrigadas a custear mais de 50% das despesas de uma UPA.

Saiba mais: Famurs intermedia solução para atrasos da saúde

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 99330.8399

[email protected]

Genéricas UPAs

Informações da notícia

Data de publicação: 03/04/2017

Compartilhe!